A Alpine revelou o seu mais recente modelo, o Alpine A290, uma versão mais musculada do elétrico Renault 5, projetada com o foco na diversão e no desempenho. Este hot hatch elétrico de 3990 mm de comprimento traz uma série de inovações e características que prometem tornar a experiência de conduzir emocionante e dinâmica.

O Alpine A290 mantém um design fiel ao conceito A290_β, com um look muito mais desportivo em relação ao Renault 5. Na frente, destacam-se os faróis em forma de xis, inspirados nos clássicos carros de rally da Alpine, além de um para-choque agressivo com grandes entradas de ar e detalhes em preto brilhante. De perfil, o A290 exibe um aspeto musculoso, com extensões nas cavas das rodas e vincos que lembram as aberturas de ventilação do protótipo. As jantes de liga leve de 19 polegadas também mantêm o design quase inalterado do concept.

Na traseira, o spoiler em formato de rabo de pato e o para-choque inferior agressivo reforçam a estética de carro de rali, apesar de algumas modificações para a versão de produção.

Duas versões de potência

O Alpine A290 foi construído sobre a plataforma AmpR Small e oferece duas opções de motorização. A versão básica é equipada com um motor de 180 cv (130 kW), capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir 160 km/h de velocidade máxima.

Para os entusiastas de desempenhos maiores, a versão mais potente possui uma variante do mesmo motor com 220 cv (160 kW), também com tração dianteira, que cumpre os 0-100 km/h em 6,4 segundos e chega aos 170 km/h de velocidade máxima.

O A290 foi dotado de uma suspensão traseira multibraços e barras estabilizadoras robustas, que proporcionam uma condução ágil e divertida. A versão de 220 cv vem equipada com pneus Michelin Pilot Sport para uma maior aderência nas curvas. Embora não tenha a vetorização de binário do concept car, o A290 conta com um sistema inteligente de gestão de binário que melhora a condução.

Com um peso total de 1479 kg, o Alpine A290 recorre a uma bateria de 52 kWh. A autonomia esperada do A290 é de até 380 km, ligeiramente inferior à do Renault 5, mas ainda competitivo considerando a potência adicional.

O interior do Alpine A290, embora semelhante ao do Renault 5, recebe toques desportivos exclusivos. O volante com uma pega mais robusta tem um botão vermelho de ultrapassagem, que fornece um aumento extra de potência. Os bancos desportivos com o logótipo da Alpine gravado evidenciam-se no A290. O sistema de infoentretenimento é disponibilizado através de um ecrã tátil de 10,1 polegadas.

O Alpine A290 ainda não tem preços finais, mas deverá rondar os 38 mil euros, chegando aos stands no final do ano.

Artigo anteriorVender apenas elétricos a partir de 2035 “é objetivo perfeitamente viável”
Próximo artigo3 estratégias para otimizar a reciclagem da indústria