O projeto contribui para a meta da UE de reduzir em 90% as emissões dos setores de mobilidade e transporte, com o objetivo de tornar a UE neutra em termos climáticos até 2050. Ao promover o uso de hidrogénio como combustível, também ajudará a alcançar os objetivos do Acordo Verde Europeu, da Estratégia de Hidrogénio da UE e da Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente.

O projeto, denominado ‘IPCEI Hy2Move’, foi preparado e notificado conjuntamente por sete Estados-Membros: Estónia, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Eslováquia e Espanha. Os Estados-Membros fornecerão até €1,4 mil milhões em financiamento público, o que deverá desbloquear adicionais €3,3 bilhões em investimentos privados. Como parte deste IPCEI, 11 empresas com atividades em um ou mais Estados-Membros, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs) e start-ups, realizarão 13 projetos inovadores.

O IPCEI Hy2Move cobrirá uma ampla parte da cadeia de valor da tecnologia de hidrogénio, apoiando o desenvolvimento de um conjunto de inovações tecnológicas, incluindo:

  • O desenvolvimento de aplicações de mobilidade e transporte para integrar tecnologias de hidrogénio em meios de transporte (rodoviário, marítimo e aviação), como plataformas de veículos a célula de combustível para uso em ônibus e caminhões.
  • O desenvolvimento de tecnologias de células de combustível de alto desempenho, que usam hidrogénio para gerar eletricidade com potência suficiente para mover navios e locomotivas.
  • O desenvolvimento de soluções de armazenamento de hidrogénio de próxima geração a bordo, necessárias para uso em aeronaves, garantindo segurança e eficiência em condições de voo.
  • O desenvolvimento de tecnologias para produzir hidrogénio para aplicações de mobilidade e transporte, em particular para abastecer estações de hidrogénio com hidrogénio pressurizado de 99,99% de pureza para células de combustível.

O IPCEI Hy2Move complementa os três primeiros IPCEIs na cadeia de valor do hidrogénio. A Comissão aprovou o IPCEI ‘Hy2Tech’ em 15 de julho de 2022, que foca no desenvolvimento de tecnologias de hidrogénio para utilizadores finais. O IPCEI ‘Hy2Use’ foi aprovado em 21 de setembro de 2022 e concentra-se em aplicações de hidrogénio no setor industrial. O IPCEI ‘Hy2Infra’, aprovado pela Comissão em 15 de fevereiro de 2024, diz respeito a investimentos em infraestruturas, que não são cobertos pelos dois primeiros IPCEIs. O Hy2Move foca exclusivamente em desafios e objetivos específicos que surgem para a tecnologia de hidrogénio em aplicações de mobilidade e transporte.

A conclusão do IPCEI geral é esperada para 2031, com cronogramas variando em função dos projetos individuais e das empresas envolvidas. Espera-se que cerca de 3.600 empregos diretos sejam criados, além de muitos outros indiretos.

Avaliação da Comissão

A Comissão avaliou o projeto proposto de acordo com as regras de auxílios estatais da UE, mais especificamente sua Comunicação de 2021 sobre Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (Comunicação IPCEI). Onde iniciativas privadas para inovação revolucionária não se concretizam devido aos riscos significativos que tais projetos envolvem, as regras do IPCEI permitem que os Estados-Membros preencham conjuntamente a lacuna para superar essas falhas importantes do mercado. Ao mesmo tempo, as regras do IPCEI garantem que a economia da UE em geral se beneficie dos investimentos apoiados e limitam possíveis distorções à concorrência.

A Comissão concluiu que o IPCEI Hy2Move cumpre as condições estabelecidas na sua Comunicação, contribuindo para um objetivo comum ao apoiar uma cadeia de valor estratégica chave para o futuro da Europa, desenvolvendo tecnologias e processos além da tecnologia atual e permitindo melhorias significativas nas áreas de aplicações de mobilidade e transporte, células de combustível, armazenamento de hidrogénio a bordo e geração de hidrogénio para uso em mobilidade e transporte.

Participação e Estrutura

O projeto envolverá 13 projetos de 11 empresas em um ou mais Estados-Membros, incluindo PMEs e start-ups. As empresas participantes cooperarão entre si, bem como com o parceiro associado Breuer Technical Development, uma PME belga, e com mais de 200 parceiros indiretos, como universidades, organizações de pesquisa e PMEs em toda a Europa.

Alemanha, Eslováquia e Espanha incluíram a sua participação no IPCEI Hy2Move nos Planos de Recuperação e Resiliência e, assim, podem financiar parcialmente seus projetos através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência. Mais informações sobre a quantidade de ajuda aos participantes individuais estarão disponíveis na versão pública da decisão da Comissão, uma vez que a Comissão tenha acordado com os Estados-Membros e terceiros sobre qualquer segredo comercial confidencial que precise ser removido.

Esta aprovação da Comissão faz parte dos esforços mais amplos para apoiar o desenvolvimento de uma indústria europeia de hidrogénio inovadora e sustentável.

Artigo anteriorPneus de baixa resistência “esticam” mesmo a autonomia de um elétrico?
Próximo artigoSoftware do elétrico Mercedes-Benz eActros 600 tem toque português