Um jogo de tabuleiro e um livro, ambos em formato gigante e dedicados à reciclagem de embalagens, dão o mote para tornar mais animadas as manhãs de milhares de crianças, desafiando-as a testar o seu conhecimento, enquanto brincam. Estas são as duas atividades que fazem parte do primeiro roadshow “Reciclar é a nossa praia”, integrado no projeto Academia Ponto Verde, promovido pela Sociedade Ponto Verde (SPV) e, com o término do ano letivo, agora vai às praias.
No total são 26 praias no litoral, praias fluviais e piscinas municipais a receber esta ação, que arranca na próxima segunda-feira, dia 24, em Oeiras. A agenda desta iniciativa é:
Lista de praias e piscinas (em atualização):
- Dia 24 de junho, Praia da Torre (Oeiras)
- Dia 25 de junho, Praia de Santo Amaro (Oeiras)
- Dia 26 de junho, Praia de Carcavelos (Cascais)
- Dia 27 de junho, Praia Cabana do Pescador (Almada)
- Dia 28 de junho, Praia da Saúde (Almada)
- Dia 1 de julho, Praia da Mata (Almada)
- Dia 2 de julho, Praia da Rainha (Almada)
- Dia 3 de julho, Praia da Figueirinha (Setúbal)
- Dia 4 de julho, Praia de São Martinho do Porto (Alcobaça)
- Dia 9 de julho, Piscina Praia de Castelo Branco (Castelo Branco)
A área onde se encontra o livro gigante, com imagens muito apelativas, vai associar a leitura a uma atividade muito divertida, onde as crianças mais pequenas vão poder ouvir dois contos, envolvendo-se nas histórias, e, logo após, mostrar o que apreenderam, colocando vários resíduos de embalagens (réplicas) nos ecopontos verde, amarelo e azul.
Ao lado, encontra-se o já famoso jogo gigante “Recicla Mania” que tem a particularidade de os jogadores serem os próprios peões, sendo esta uma ação que já contou, nos últimos dois anos, com a participação de mais de 4 mil jovens, aproximadamente.
Estas duas atividades vão permitir que as crianças e os jovens, integrados em colónias de férias ou em família, usufruam de momentos de convívio e criem memórias em conjunto, onde a brincadeira se une a um tema que deve ser levado a sério, como é a reciclagem de embalagens.
O coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa refere que “é fundamental continuarmos a sensibilizar os mais novos para a correta deposição de embalagens nos ecopontos e por isso, este ano, decidimos alargar o âmbito de atuação da Academia Ponto Verde e irmos às praias. Isto permite-nos estar próximo das crianças e dos jovens ao longo de todo o ano, seja na escola como em momentos de lazer, proporcionando atividades lúdicas, para que possam continuar a aprender sobre a importância de reciclarem sempre as suas embalagens e saberem o impacto que este gesto tem no nosso dia-a-dia.”
A SPV, através da Academia Ponto Verde, promove a literacia ambiental junto dos mais jovens em Portugal, capacitando-os de mais conhecimento e contribuindo para que as gerações mais novas tenham um papel ativo e responsável na sociedade, convidando a que se tornem verdadeiros influenciadores em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem, nomeadamente de embalagens.
É um projeto que se tem materializado em iniciativas junto da comunidade escolar, durante o período letivo, sendo agora alargado a todo o ano. O objetivo é incentivar esta boa prática, em qualquer momento e lugar, para que todos possam contribuir para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem de embalagens.
Promovido pela Sociedade Ponto Verde, o roadshow da Academia Ponto Verde conta com o apoio institucional da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas.
Fotografia: Academia Ponto Verde