A Peugeot abriu as encomendas para o elétrico e-5008, estando a chegada aos stands prevista para setembro.

SUV elétrico para sete pessoas, o e-5008 disponibiliza uma autonomia até 600 km, tendo por base a plataforma STLA-Medium.

O modelo mede em comprimento 4,79 metros, em largura 1,89 metros e em altura 1,69 metros. A distância entre eixos de 2,9 metros

No interior há um ecrã panorâmico curvo de 21’’, navegação conectada com EV Routing, atualizações “Over The Air”, procura de estacionamento ou acesso remoto via a app MyPeugeot para, por exemplo, gestão do carregamento e do pré-condicionamento. Também o reconhecimento de voz em linguagem natural “OK Peugeot” permite aceder às funções do infoentretenimento, climatização e telefone, agora com distinção entre os comandos efetuados pelo condutor ou pelo passageiro.

O novo Peugeot 5008 é proposto numa gama com dois níveis de equipamento distintos, Allure e GT. Conteúdos específicos das versões EV: EV Routing (planeamento do itinerário com pontos de carregamento) integrado no Peugeot i-Connect Advanced; Jantes em liga leve de 20”.
Em cada nível de acabamento, as principais opções encontram-se agrupadas em 3 grandes packs: Pack Visão 360º & Drive Assist, Pack Navegação Panorâmica e Pack Teto de Abrir, no nível Allure; e Pack Visão 360º & Drive Assist Plus e Pack Teto de Abrir, no nível GT.

A inteligência artificial ChatGPT também está disponível para permitir a interação entre os ocupantes e o veículo. É possível interagir com o ChatGPT sobre todos os temas de interesse, desde ideias de locais a visitar na zona, a informações sobre uma obra de arte desconhecida, passando ainda pela organização de um quiz para desfrutar durante a viagem.

Graças ao sistema “Easy Access”, os bancos da segunda fila são totalmente reclinados e deslizados para a frente em simultâneo, melhorando a acessibilidade à terceira fila de bancos. A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco.

A bagageira oferece um volume de 748 litros em configuração de 5 lugares, 259 litros em configuração de 7 lugares e até 1.815 litros com o rebatimento da segunda e terceira filas de bancos. A área de piso é plana com todos os bancos traseiros rebatidos, e até 2 metros de comprimento de carga.

O e-5008 terá também uma variante Plug-in Hybrid de 195 cv e binário de 350 Nm. Equipado com uma nova bateria, consegue uma autonomia em modo 100% elétrico até 82 km (ciclo combinado WLTP). Este PHEV tem um motor 1.6 PureTech com uma potência de 150 cv (110 kW) e um binário de 300 Nm às 2.000 rpm. O motor elétrico tem uma potência de 92 kW (125 cv) e um binário de 118 Nm. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 21 kWh (capacidade útil de 17,8 kWh).

O piso da bagageira atrás da terceira fila pode ser levantado e arrumado verticalmente atrás dos bancos, libertando assim espaço adicional em profundidade para acomodar malas adicionais. Existe um amplo espaço de arrumação adicional por baixo dos bancos da terceira fila com capacidade para cerca de 80 litros.

A unidade elétrica no arranque da comercialização apresenta um motor elétrico com 210 cv (157 kW) de potência e 345 Nm de binário, que faz equipa com uma bateria de iões de lítio de alta tensão com 73 kWh de capacidade útil. Com uma composição química NMC (Níquel, Manganês e Cobalto), encontra-se colocada sob o piso e possibilita uma autonomia WLTP até 502 km em ciclo combinado. Possui uma garantia de 8 anos ou 160.000 km.

A viatura tem um carregador embarcado trifásico de 11 kW, disponível de série. Com carregamento de 160 kW em corrente contínua, é possível passar de 20% a 80% de carga em 30 minutos num posto de carregamento público.

Em 2025 a gama 100% elétrica será enriquecida com uma oferta de longa autonomia com 230 cv (até 660 km, ciclo combinado WLTP, em curso de homologação) e uma Dual Motor com 320 cv e 525 km de autonomia (ciclo combinado WLTP, em curso de homologação). Mais dados serão divulgados posteriormente. Para já, tome nota dos preços das versões elétrica e PHEV (para particulares e empresas) anunciados pela marca:

Novo Peugeot e-5008 e 5008 PHEV
 Clientes particularesAllureGT
Plug-in Hybrid 195 cv e-DCS7€47.150€52.150
Elétrico 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh€49.150€54.150
  Clientes empresariais  AllureGT
Plug-in Hybrid 195 cv e-DCS7€34.892€38.510
Elétrico 210 cv (157 kW) – Bateria 73 kWh€38.262€42.083

Artigo anteriorVoltalia vende créditos de carbono no Brasil
Próximo artigoGrupo Vicaima valorizou 96% dos resíduos produzidos