A Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) e organizações suas integrantes, como a portuguesa Zero, tinham lançado um desafio a 13 seleções participantes no Campeonato Europeu de futebol 2024 para optarem por meios de transporte mais sustentáveis. Os resultados já são conhecidos, com três equipas a destacarem-se: Alemanha, Portugal e Suíça, as únicas seleções a responder ao desafio e a partilhar os seus planos de trocar as viagens de avião por autocarro ou comboio durante o Euro 2024.

Durante a fase de grupos, tanto a Alemanha como a Suíça comprometeram-se a viajar para os jogos de comboio, reduzindo as emissões das suas viagens nesta fase em 98% e 96%, respetivamente. Já Portugal comprometeu-se a trocar o avião pelo autocarro em dois dos três jogos nessa fase, e demonstrando intenção de o continuar a fazer sempre que as condições o permitam nas próximas fases do campeonato.

“Estes compromissos vêm reforçar que a mudança de paradigma das deslocações nestes eventos é possível, e na verdade é bastante urgente, tendo em conta que a maior porção de emissões neste tipo de torneios terá origem no transporte – 80% no caso do Euro 2024  de acordo com um estudo do Oeko-Institut requerido pelo Ministério do Ambiente Alemão”, salienta a Zero.

Tanto a Alemanha, enquanto país anfitrião, como a UEFA fizeram esforços para não só incentivar os adeptos a deslocarem-se de modo mais sustentável, com a oferta de bilhetes e passes mais baratos a quem o fizesse, mas também para agrupar geograficamente os jogos da fase de grupos em locais próximos uns dos outros, permitindo reduzir o tempo de deslocação e as emissões associadas. As federações foram também incentivadas a escolher as suas bases tendo em conta a proximidade aos estádios onde decorreriam os respetivos jogos, ajudando na redução das emissões das viagens – no entanto, algumas passaram essa oportunidade, como é o caso da Inglaterra.

Apesar dos esforços da UEFA e do país anfitrião para tornar este campeonato o “mais verde de sempre”, as equipas nacionais não estiveram à altura do desafio.

Em contraste com os esforços demonstrados pela UEFA e pela Alemanha na promoção de deslocações mais sustentáveis durante o campeonato, a maioria das seleções escolheu não trocar as viagens de avião por meios de transporte menos poluentes, sendo que, ao contrário de Portugal, várias seleções como a França, Áustria, Holanda e Bélgica poderiam facilmente ter-se deslocado até à Alemanha de comboio ou autocarro. Se todas as equipas tivessem escolhido evitar as viagens de avião (quando há alternativa), poderiam reduzir as emissões das suas deslocações em pelo menos 60%.

Se as equipas dos países vizinhos da Alemanha – em que é possível e razoável ir de comboio ou autocarro para o campeonato – evitassem viajar de avião, poderiam reduzir o impacto climático das suas viagens até à respetiva base em 94% a 98%, como é o caso da Suíça, que se deslocou até à Alemanha de autocarro, referem os ambientalistas.

“Agora, Portugal, num extremo da Europa, sem possibilidade viável de evitar as viagens aéreas para e da Alemanha, tem a oportunidade de se manter um dos líderes deste desafio nas próximas fases do campeonato”, afirma a Zero.

Para o jogo dos oitavos de final, a disputar esta segunda-feira, em Frankfurt, os ambientalistas lembravam que o palco da partida com a Eslovénia fica “a menos de quatro horas de autocarro da base da seleção”.

Contudo, para os oitavos de final, os responsáveis da equipa portuguesa optaram por viajar de avião para Frankfurt. A Zero apela, por isso, à seleção “que mantenha o seu compromisso com o ambiente e continue a marcar pontos tanto dentro das quatro linhas como na sustentabilidade”.   

Artigo anteriorFuncionários da Voltalia investem no projeto de energias renováveis da empresa
Próximo artigoNoah Surf House recebe competição Prio Softboard Heroes