A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, anunciaram, em diferentes cerimónias, o lançamento de financiamentos destinados à finalização e concretização de vários projetos estruturantes para as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa em matéria de mobilidade e transportes.
O Programa Sustentável 2030 tem uma dotação total de cerca de 3,7 mil milhões de euros. Destes, estão alocados à mobilidade urbana multimodal sustentável 1,312 mil milhões de euros e à rede transeuropeia de transportes 1,395 milhões de euros. Ou seja, estão previstos mais de 2,7 mil milhões de euros para projetos de mobilidade sustentável.
O financiamento é assegurado pelo Programa Sustentável 2030 – Programa Ação Climática e Sustentabilidade, tutelado pelo Ministério do Ambiente e Energia, e envolve 240 milhões de euros no seu todo.
Os projetos para as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa envolvem 205 milhões de euros, podem ser consultados aqui e são os seguintes:
Extensão (2.ª fase) do Metro do Porto
(Linha Rosa: Casa da Música–São Bento)
- Valor: 96 milhões de euros
- Entidade beneficiária: Metro do Porto S.A
- Objetivo: O financiamento destina-se à expansão da rede de transportes de passageiros (incluindo aquisição de material circulante), para a conclusão da 2.ª fase da operação.
Execução da 2.ª fase da aplicação de um sistema de MetroBus, no Sistema de Mobilidade do Mondego
- Valor: 82,1 milhões de euros
- Entidade beneficiária: Infraestruturas de Portugal, SA
- Objetivo: O projeto visa criar uma ligação de transporte público entre Coimbra e os concelhos limítrofes (Miranda do Corvo e Lousã), através de um sistema de “Metrobus“, que consiste na implementação de um serviço tipo BRT (Bus Rapid Transit), num percurso previsto de 43 km, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra e servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais. Este projeto visa adaptar o antigo canal ferroviário e a malha urbana de Coimbra para a instalação de uma solução BRT, com canal dedicado.
Aquisição de Material Circulante para transporte público coletivo de baixo carbono (15 elétricos) em Lisboa
- Valor: 27,5 milhões de euros
- Entidade beneficiária: Companhia Carris de Ferro de Lisboa E.M. – Carris
- Objetivo: Alargamento da rede de elétricos quer em extensão quilométrica, quer em frequência do serviço a oferecer aos utilizadores atuais e futuros do transporte coletivo, contribuindo para a transição energética.
Paralelamente, foram também publicados avisos de candidaturas para financiamentos para a modernização da Linha Norte – Ramal de Alfarelos – Troço Verride–Marujal, no valor de 10,7 milhões de euros e a modernização da Linha ferroviária de Cascais (2.ª fase), com 22,9 milhões de euros.
Somado o valor destes dois outros financiamentos na ferrovia, na Linha do Norte e na Linha de Cascais, temos 240 milhões de euros de investimento.