O protótipo R5 foi apresentado em janeiro de 2021.
Renault 5 Prototype
O modelo de produção foi revelado em fevereiro de 2024.
De acordo com a publicação francesa L’Argus, desde que a carteira de encomendas do Renault 5 abriu, no final de maio de 2024, o fabricante atingiu 300% dos seus objetivos de vendas. Segundo esta publicação, a Renault espera vender 45 mil unidades do seu citadino (todas as versões combinadas) em França durante um ano inteiro, ou seja, a partir de 2025. É o dobro do seu rival francês, o Peugeot e-208, que vendeu 22.700 unidades até 2023. Para se ter um termo de comparação, no seu melhor ano, o Zoe vendeu 37.410 unidades, em França.
Dentro de cerca de cinco meses, os primeiros exemplares do Renault 5 chegarão às garagens dos primeiros proprietários em França.
Estes números são tanto mais significativos, dado que atualmente o modelo só está disponível na sua versão mais cara (motor de 150 cv e bateria de 52 kWh). As variantes mais económicas (motorizações de 95 e 120 cv, bateria de 40 kWh) só serão lançadas em meados de 2025, chegando aos concessionários com o Model Year 2026. Tudo indica que, até 2026, o modelo de 95 cv (associado exclusivamente à versão de entrada Five) poderá receber uma nova bateria LFP (lítio-ferrofosfato) retirada do Twingo.
Até à data, refere a imprensa francesa, apenas os veículos pré-série saíram da fábrica francesa de Douai. Os clientes que adquiriram o “R Pass” (um passe de entrega prioritária) antes de 30 de maio receberão o seu automóvel em dezembro, enquanto os que o adquiriram entre 31 de maio e 17 de junho terão de esperar até janeiro de 2025. O automóvel chegará aos concessionários franceses em outubro. Os compradores que encomendarem nessa altura só receberão o seu R5 na primavera.