A maior parte dos quadriciclos que se vendem em Portugal já são 100% elétricos. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, tanto os ATV’s como os minicarros são escolhidos pelos consumidores maioritariamente em versões elétricas.

No caso dos ATV’s, no primeiro semestre deste ano foram vendidos 77 exemplares, 60 dos quais elétricos. No período homólogo do ano passado a relação era a favor dos motores de combustão interna: 34 elétricos e 40 a combustão. Feitas as contas, os ATV’s elétricos cresceram mais de 76%, ao passo que os ATV’s equipados com motores térmicos caíram mais de 57%.

Nos minicarros, esta lógica também se verifica. De janeiro a junho de 2023 foram matriculadas 322 unidades elétricas “contra” 310 de combustão interna. Desta feita, de janeiro a junho de 2024, as 298 unidades a combustão perdem face às 344 integralmente elétricas. Houve um crescimento dos minicarros elétricos de 11% e um decréscimo nas vendas dos minicarros a combustão interna de 7,5%.

Para esta reviravolta, é relevante o contributo do quadriciclo elétrico da Citroën que lidera o top das vendas com 266 exemplares comercializados no primeiro semestre de 2024, uma quota de 37%.

Quadriciclos
Categoria/Tipo 
jun/24jun/23Var. % junho 2024/2023Janeiro a junho 2024Janeiro a junho 2023Var. % jan-junho 2024/23
Quadriciclos13411219,60%7197061,80%
   ATV’s146133,30%77744,10%
    Elétricos125140,00%603476,50%
    Combustão interna 21100,00%1740-57,50%
   Minicarros12010613,20%6426321,60%
    Elétricos786421,90%34431011,00%
    Combustão Interna42420,00%298322-7,50%
Matrículas de Quadriciclos da Categoria L em Portugal. Origem: AT. Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

Nos motociclos, o domínio ainda pertence, de forma esmagadora, aos motores de combustão interna.

Ciclomotores, Motociclos e Triciclos

Categoria / Tipo
jun/24jun/23Var. junho
2024/23 (%)
janeiro a junho 2024janeiro a junho 2023Var. janeiro
a junho 2024/23 (%)
Ciclomotores159253-37,2%9011 167-22,8%
   Elétricos31120-74,2%290528-45,1%
   Combustão interna128133-3,8%611639-4,4%
Motociclos4 7364 7030,7%22 90122 5511,6%
   Elétricos5480-32,5%250380-34,2%
   Combustão interna4 6824 6231,3%22 65122 1712,2%
      Até 125cc2 3562 592-9,1%10 87911 126-2,2%
      Mais 125cc2 3262 03114,5%11 77211 0456,6%
Triciclos36339,1%125185-32,4%
   Elétricos13128,3%3749-24,5%
  Combustão interna 23219,5%88136-35,3%
Total4 9314 989-1,2%23 92723 9030,1%
Matrículas de Ciclomotores, Motociclos e Triciclos em Portugal. Origem: AT. Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
Motociclos Elétricos (novos)
Marca
janeiro-junho 2024janeiro-junho 2023Variação 2024/2023Quota de mercado 2024Quota de mercado 2023
BMW643868,425,610,0
Scutum4613253,818,43,4
Super soco4365-33,817,217,1
Silence1660-73,36,415,8
Horwin1118-38,94,44,7
Surron115120,04,41,3
Velca63100,02,40,8
Niu519-73,72,05,0
Goldenlion52150,02,00,5
Kawasaki500,02,00,0
Wayscral42100,01,60,5
Urbet334-91,21,28,9
Sunra314-78,61,23,7
Yadea34-25,01,21,1
Arena220,00,80,5
Zap220,00,80,5
Zeeho220,00,80,5
Tilgreen200,00,80,0
Wow200,00,80,0
Miku16-83,30,41,6
Cake110,00,40,3
Energica110,00,40,3
Zero motorcycles110,00,40,3
Admitjet100,00,40,0
Eccity100,00,40,0
Ecooter100,00,40,0
Kumpan electric100,00,40,0
Leonart100,00,40,0
Newbot100,00,40,0
Okla100,00,40,0
Rgnt electric ab100,00,40,0
Torrot100,00,40,0
Voge100,00,40,0
Vortex by gingabike100,00,40,0
Kingche016-100,00,04,2
Lvneng016-100,00,04,2
Piaggio014-100,00,03,7
Milg011-100,00,02,9
Efun010-100,00,02,6
E-broh06-100,00,01,6
Tinbot03-100,00,00,8
Dayi motor02-100,00,00,5
Yamaha02-100,00,00,5
Dongma01-100,00,00,3
Evoke eletric motorcycles01-100,00,00,3
Felq01-100,00,00,3
Govecs01-100,00,00,3
Macev01-100,00,00,3
Next01-100,00,00,3
Rgnt01-100,00,00,3
Quazzar01-100,00,00,3
Total250380-34,2100,0100,0
Matrículas de Motociclos Novos (Elétricos). Origem: AT. Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
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