A maior parte dos quadriciclos que se vendem em Portugal já são 100% elétricos. Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) mostram que, tanto os ATV’s como os minicarros são escolhidos pelos consumidores maioritariamente em versões elétricas.
No caso dos ATV’s, no primeiro semestre deste ano foram vendidos 77 exemplares, 60 dos quais elétricos. No período homólogo do ano passado a relação era a favor dos motores de combustão interna: 34 elétricos e 40 a combustão. Feitas as contas, os ATV’s elétricos cresceram mais de 76%, ao passo que os ATV’s equipados com motores térmicos caíram mais de 57%.
Nos minicarros, esta lógica também se verifica. De janeiro a junho de 2023 foram matriculadas 322 unidades elétricas “contra” 310 de combustão interna. Desta feita, de janeiro a junho de 2024, as 298 unidades a combustão perdem face às 344 integralmente elétricas. Houve um crescimento dos minicarros elétricos de 11% e um decréscimo nas vendas dos minicarros a combustão interna de 7,5%.
Para esta reviravolta, é relevante o contributo do quadriciclo elétrico da Citroën que lidera o top das vendas com 266 exemplares comercializados no primeiro semestre de 2024, uma quota de 37%.
Quadriciclos Categoria/Tipo | jun/24 | jun/23 | Var. % junho 2024/2023 | Janeiro a junho 2024 | Janeiro a junho 2023 | Var. % jan-junho 2024/23 |
Quadriciclos | 134 | 112 | 19,60% | 719 | 706 | 1,80% |
ATV’s | 14 | 6 | 133,30% | 77 | 74 | 4,10% |
Elétricos | 12 | 5 | 140,00% | 60 | 34 | 76,50% |
Combustão interna | 2 | 1 | 100,00% | 17 | 40 | -57,50% |
Minicarros | 120 | 106 | 13,20% | 642 | 632 | 1,60% |
Elétricos | 78 | 64 | 21,90% | 344 | 310 | 11,00% |
Combustão Interna | 42 | 42 | 0,00% | 298 | 322 | -7,50% |
Nos motociclos, o domínio ainda pertence, de forma esmagadora, aos motores de combustão interna.
Ciclomotores, Motociclos e Triciclos Categoria / Tipo | jun/24 | jun/23 | Var. junho 2024/23 (%) | janeiro a junho 2024 | janeiro a junho 2023 | Var. janeiro a junho 2024/23 (%) |
Ciclomotores | 159 | 253 | -37,2% | 901 | 1 167 | -22,8% |
Elétricos | 31 | 120 | -74,2% | 290 | 528 | -45,1% |
Combustão interna | 128 | 133 | -3,8% | 611 | 639 | -4,4% |
Motociclos | 4 736 | 4 703 | 0,7% | 22 901 | 22 551 | 1,6% |
Elétricos | 54 | 80 | -32,5% | 250 | 380 | -34,2% |
Combustão interna | 4 682 | 4 623 | 1,3% | 22 651 | 22 171 | 2,2% |
Até 125cc | 2 356 | 2 592 | -9,1% | 10 879 | 11 126 | -2,2% |
Mais 125cc | 2 326 | 2 031 | 14,5% | 11 772 | 11 045 | 6,6% |
Triciclos | 36 | 33 | 9,1% | 125 | 185 | -32,4% |
Elétricos | 13 | 12 | 8,3% | 37 | 49 | -24,5% |
Combustão interna | 23 | 21 | 9,5% | 88 | 136 | -35,3% |
Total | 4 931 | 4 989 | -1,2% | 23 927 | 23 903 | 0,1% |
Motociclos Elétricos (novos) Marca | janeiro-junho 2024 | janeiro-junho 2023 | Variação 2024/2023 | Quota de mercado 2024 | Quota de mercado 2023 |
BMW | 64 | 38 | 68,4 | 25,6 | 10,0 |
Scutum | 46 | 13 | 253,8 | 18,4 | 3,4 |
Super soco | 43 | 65 | -33,8 | 17,2 | 17,1 |
Silence | 16 | 60 | -73,3 | 6,4 | 15,8 |
Horwin | 11 | 18 | -38,9 | 4,4 | 4,7 |
Surron | 11 | 5 | 120,0 | 4,4 | 1,3 |
Velca | 6 | 3 | 100,0 | 2,4 | 0,8 |
Niu | 5 | 19 | -73,7 | 2,0 | 5,0 |
Goldenlion | 5 | 2 | 150,0 | 2,0 | 0,5 |
Kawasaki | 5 | 0 | 0,0 | 2,0 | 0,0 |
Wayscral | 4 | 2 | 100,0 | 1,6 | 0,5 |
Urbet | 3 | 34 | -91,2 | 1,2 | 8,9 |
Sunra | 3 | 14 | -78,6 | 1,2 | 3,7 |
Yadea | 3 | 4 | -25,0 | 1,2 | 1,1 |
Arena | 2 | 2 | 0,0 | 0,8 | 0,5 |
Zap | 2 | 2 | 0,0 | 0,8 | 0,5 |
Zeeho | 2 | 2 | 0,0 | 0,8 | 0,5 |
Tilgreen | 2 | 0 | 0,0 | 0,8 | 0,0 |
Wow | 2 | 0 | 0,0 | 0,8 | 0,0 |
Miku | 1 | 6 | -83,3 | 0,4 | 1,6 |
Cake | 1 | 1 | 0,0 | 0,4 | 0,3 |
Energica | 1 | 1 | 0,0 | 0,4 | 0,3 |
Zero motorcycles | 1 | 1 | 0,0 | 0,4 | 0,3 |
Admitjet | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Eccity | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Ecooter | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Kumpan electric | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Leonart | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Newbot | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Okla | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Rgnt electric ab | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Torrot | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Voge | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Vortex by gingabike | 1 | 0 | 0,0 | 0,4 | 0,0 |
Kingche | 0 | 16 | -100,0 | 0,0 | 4,2 |
Lvneng | 0 | 16 | -100,0 | 0,0 | 4,2 |
Piaggio | 0 | 14 | -100,0 | 0,0 | 3,7 |
Milg | 0 | 11 | -100,0 | 0,0 | 2,9 |
Efun | 0 | 10 | -100,0 | 0,0 | 2,6 |
E-broh | 0 | 6 | -100,0 | 0,0 | 1,6 |
Tinbot | 0 | 3 | -100,0 | 0,0 | 0,8 |
Dayi motor | 0 | 2 | -100,0 | 0,0 | 0,5 |
Yamaha | 0 | 2 | -100,0 | 0,0 | 0,5 |
Dongma | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Evoke eletric motorcycles | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Felq | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Govecs | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Macev | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Next | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Rgnt | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Quazzar | 0 | 1 | -100,0 | 0,0 | 0,3 |
Total | 250 | 380 | -34,2 | 100,0 | 100,0 |