“Estamos naturalmente orgulhosos por voltar a estabelecer uma parceria com o Banco BPI, especialmente com este montante significativo, destinado a apoiar as PME e a promover os projetos de sustentabilidade em Portugal, afirma Birthe Bruhn-Léon, Head of the Financial Institutions Department do BEI. “Este financiamento não só impulsionará a economia e a criação de emprego, como também promoverá a coesão regional. Juntos, BEI e BPI, ao melhorarem o acesso ao financiamento por parte das PME, estão comprometidos em impulsionar a transição verde suportando investimentos destinados a combater as alterações climáticas”.
“No BPI, uma das prioridades é o apoio à competitividade e ao processo de transição sustentável das empresas e da economia portuguesa,” afirma Ana Rosas Oliveira, Administradora Executiva Indigitada do BPI. “Este acordo com o BEI vem reforçar a nossa atuação conjunta no domínio do financiamento verde, nomeadamente através da disponibilização de linhas específicas de apoio a empresas que privilegiem fatores ESG na sua estratégia e nos seus investimentos”.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo no valor de 300 milhões de euros com o Banco BPI. Esta operação visa financiar Pequenas e Médias Empresas (PME) e empresas de média capitalização (MidCaps), bem como entidades do setor público em Portugal, com foco nos projetos de ação climática e sustentabilidade ambiental.
O BPI refere que “este empréstimo é fundamental para promover e acelerar os investimentos do setor privado, importantes para o crescimento e o emprego na economia portuguesa. A operação também contribuirá para as regiões de coesão, ajudando a reduzir as disparidades regionais”.
O financiamento do BEI destina-se a apoiar investimentos em setores elegíveis, com pelo menos 85% dos fundos direcionados para investimentos de PME e MidCaps. Adicionalmente, aproximadamente 20% do montante total será dedicado a iniciativas de ação climática em setores-alvo como o transporte público urbano e suburbano, a geração de energia renovável, os projetos verdes (água e economia circular) e a eficiência energética.
O Banco BPI, enquanto intermediário para este empréstimo, utilizará este financiamento para desenvolver uma carteira de novos empréstimos no valor de 300 milhões de euros com destaque para projetos verdes e de sustentabilidade ambiental, assegurando que os fundos são alocados de forma eficiente e eficaz.