A Maserati criou uma versão personalizada do 100% elétrico GranCabrio Folgore. Esta unidade personalizada Fuoriserie, criada em exclusivo para a Marchesi Antinori, será leiloada a 14 de julho, na Califórnia, na Arts for All Gala do Festival Napa Valley – um dos principais eventos de arte dedicados à beneficência dos EUA.
Esta versão foi feita em parceria com a empresa vinícola de Florença, Itália, Marchesi Antinori para celebrar o 50º aniversário de um vinho tinto afamado, o Tignanello.
Para criar um automóvel que incorporasse as características e os valores da Marchesi Antinori e do Tignanello, a Maserati pesquisou a singularidade que envolve a história deste vinho para que o GranCabrio Folgore Tignanello seja uma ode em movimento ao vinhedo Tignanello, e aos 50 anos deste vinho.
O exterior do GranCabrio Folgore Tignanello traduz-se numa personalização da cor da carroçaria, criada especificamente para esse fim: a pintura Terra di Tignanello é de cor castanha, inspirada no solo do vinhedo, aquecida por uma tonalidade acobreada de vinho tinto, que evoca os tons de vermelho centrais das características barricas do Tignanello.
O GranCabrio Folgore é a mais recente criação da Maserati, sendo o primeiro descapotável 100% elétrico do segmento de luxo
As jantes são em preto mate e as pinças de travão são em preto brilhante, enquanto os emblemas são cor de cobre, com o logótipo da Maserati em cobre brilhante sobre um fundo, igualmente, brilhante. A lona da capota é, também, preta.
Os especialistas destacam que o Tignanello foi o primeiro Sangiovese a ser envelhecido em barricas, o primeiro vinho tinto contemporâneo misturado com variedades de uva não tradicionais (especificamente Cabernet).
Os enólogos referem ainda que um dos primeiros vinhos tintos de Chianti Classico que não faz uso de uvas brancas.
Tignanello, no coração do Chianti Classico, tem uma área de 57 hectares
No interior, os bancos contam com revestimentos em pele decorada com uma trama de diversos materiais, com nervuras prateadas e em cor de vinho tinto, concebida em Vegea, um inovador tecido expansível derivado das vinhas que faz recordar o padrão das fileiras de videiras na encosta de Tignanello, marcadas, no meio, pelas rochas de Albarese. A marca explica que o tecido transmite a sensação visual e tátil do couro, sendo utilizado pela primeira vez num modelo da Maserati.
A madeira briar escura com gravação a laser – escolhida para evocar a impressão de queimado dos barris de carvalho –adorna os painéis, que apresentam pormenores textuais sobre a criação do Tignanello. Nos encostos de cabeça, um bordado combina o Tridente da Maserati com uma das imagens de marca do Tignanello, o sol, há muito uma característica distintiva no rótulo da garrafa. O mesmo símbolo encontra-se gravado a laser no túnel central, tal como as datas 1971-2021, uma referência à primeira e à atual colheita do Tignanello, aos 50 anos volvidos desde que este vinho foi lançado no mercado.