A LG Electronics assinou recentemente um memorando de entendimento (MOU) e um acordo definitivo para o carregamento de veículos elétricos comerciais (EV) nos EUA com a ChargePoint, um fornecedor de soluções de carregamento em rede para EVs. A LG prevê que este MOU vai acelerar o crescimento de veículos elétricos e potenciar o crescimento das operações B2B, além de apoiar a transformação da empresa numa Smart Life Solutions Company.
“Prevemos plenamente que esta parceria vai ajudar a LG a tornar-se líder global no negócio de carregamento de veículos elétricos”, afirma Suh Heung-hyu, vice-presidente e head da divisão de negócios Electric Vehicle Charging da LG Business Solutions Company: “Vamos vai continuar a procurar colaborações estratégicas para promover a inovação e fortalecer ainda mais o nosso status enquanto fornecedor total de soluções de carregamento de veículos elétricos.”
A ChargePoint, que conta com mais de 306 mil pontos ativos sob gestão da sua rede, opera na América do Norte e na Europa. No ano passado, o CEO da LG, William Cho, identificou o negócio de carregamento de veículos elétricos como o novo motor de crescimento da empresa e comprometeu-se com a transformação numa organização à escala de um bilião de wons coreanos (cerca de 670 mil euros) até 2030.
Com este memorando de entendimento assinado, a LG poderá tirar partido da rede com capacidade de expansão da ChargePoint para explorar oportunidades de fornecimento de carregadores EV em todo o mundo. Já a ChargePoint, os seus clientes e os seus condutores podem beneficiar das soluções de carregamento EV da LG.
As duas companhias vão colaborar para expandir o seu negócio de carregamento, visando novos clientes, bem como os parceiros B2B existentes da LG nos setores de hotelaria, saúde, retalho e outros.

Como parte do MOU, as duas empresas estão a explorar a viabilidade de integrar plataformas existentes da LG utilizadas noutros setores – como a solução de publicidade digital out of home (DOOH). Ads para displays comerciais – nas suas soluções de carregamento de veículos elétricos. A app da solução LG DOOH Ads aos displays de carregadores EV permitirá a transmissão conveniente de diversos anúncios e a melhoria da experiência do cliente B2B.
As duas empresas também planeiam desenvolver uma solução doméstica inteligente que tenha a capacidade de ligar carregadores EV e dispositivos domésticos através da plataforma de smart home LG ThinQ e da solução de carregamento doméstico Home Flex da ChargePoint.