Com as férias escolares a decorrerem, é tempo de olhar para o ano letivo que encerrou, o qual ficou marcado pela iniciativa de voluntariado corporativo da Endesa “ODS à Escola” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Esta iniciativa, através da Fundación Endesa, foi lançada este ano pela primeira vez em Portugal. Este projeto visa dar a conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e a Agenda 2030 aos estudantes das escolas portuguesas.

Os workshops para estudantes do primeiro ao sexto ano de escolaridade pretendem sensibilizar e formar crianças e professores sobre os ODS de uma forma divertida com recurso a meios audiovisuais. Graças aos workshops dados pelos voluntários da Endesa, as crianças descobrem os ODS, refletem sobre o mundo em que vivemos, e fazem propostas de ações quotidianas que podem realizar no dia a dia, para “salvar o mundo”.

No total, em Portugal 470 estudantes participaram na 1ª edição desta iniciativa, 380 deles em Abrantes e 90 em Oeiras.

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030, adotada pelos 193 países da Assembleia Geral das Nações Unidas a 27 de setembro de 2015, é uma oportunidade única de lançar as bases para uma transformação global no sentido de modelos de desenvolvimento influentes e sustentáveis, tanto a nível nacional como internacional.

A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 gira em torno de cinco eixos centrais: Planeta, pessoas, prosperidade, paz e parcerias. Esta Agenda é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 metas e mais de 200 indicadores para medir o progresso. Através do lema “Transformar o nosso mundo”, traça os objetivos da comunidade internacional para o período 2016-2030 para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Guillermo Soler, diretor da Endesa em Portugal assinala: “Este novo projeto lançado pela primeira vez em Portugal, visa aproximar os ODS aos colaboradores voluntários da Endesa, e promover práticas sustentáveis e de apoio à sociedade, a fim de alcançar os ODS.  Também pretende encorajar os estudantes a exercerem uma cidadania crítica, respeitosa, ativa, responsável e solidária. Revela o compromisso ativo da Endesa e da sua fundação, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030”.

Artigo anteriorDeeply lança fatos de surf sustentáveis feitos a partir de conchas de ostra
Próximo artigoSaúde humana e ambiente: Mercúrio nos dentes é mesmo para acabar