O programa Green Key é um galardão internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) e desenvolvido em 65 países, estando direcionado para os empreendimentos turísticos.
Em Portugal, este programa é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), desde 2007, e conta com o apoio de diversas entidades nacionais públicas e privadas, das quais o Turismo de Portugal faz parte como membro do Júri Nacional.
O Green Key tem como objetivo promover o turismo sustentável através do reconhecimento de empreendimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo, centros de conferência e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Em 2016, os critérios Green Key foram reconhecidos pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council, uma organização sem fins lucrativos que estabelece e gere standards de turismo sustentável, sendo uma referência mundial para o setor.
Em 2023, Portugal conta com um total de 268 estabelecimentos galardoados, mais 41 do que no ano anterior (2022).
Na edição 2024, o número subiu, fixando-se nos 317 estabelecimentos Green Key galardoados.
Em 2024, o Green Key reconhece mais 48 unidades do que na última edição. Dos 317 estabelecimentos galardoados, 256 renovaram a candidatura, ou seja a taxa de manutenção é de 95%; enquanto que 40 unidades recebem a distinção pela primeira vez e 15 regressam ao programa.
A Região Autónoma da Madeira, que nos últimos anos se destacou com o maior número de galardoados Green Key, mantém-se nesta posição, alcançando 67 estabelecimentos em 2024.
Por outro lado, evidenciamos a Região de Lisboa pela taxa de crescimento, uma vez que, face a 2023, viu reconhecidos com Green Key mais 22 estabelecimentos, o que significa 62 unidades galardoadas nesta Região.
No que se refere às outras regiões verifica-se a Região do Algarve com 58, o Norte com 52 galardoados, na Região do Centro encontram-se 42, no RA dos Açores mantém-se os 19 estabelecimentos e na Região do Alentejo foram reconhecidos 17.
No seguimento das edições anteriores, os Hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 247 unidades. O Programa conta, ainda, com 32 Alojamentos Locais; 21 Turismos no Espaço Rural; 8 Parques de Campismo; 7 Restaurantes; 1 Pousada de Juventude e 1 Centro de Congressos.
A nível internacional, entre os 70 países que implementam o Programa Green Key, Portugal ocupa a 5ª posição, atrás da França, dos Países Baixos, da Grécia e da Bélgica.
Além das 317 unidades que receberam o galardão neste dia, 10 unidades encontram-se ainda em fase de avaliação, tendo a oportunidade de vir a integrar a edição Green Key 2024.
Veja o mapa com os galardoados por região em: https://greenkey.abaae.pt/galardoados/galardoados-2024/