O novo Opel Zafira está pronto a iniciar a sua viagem em Portugal. Depois de ter mostrado as primeiras imagens da nova geração do Zafira, a Opel está agora a abrir os livros de encomendas para este seu novo modelo 100% elétrico, um monovolume.

O novo Opel Zafira Electric está disponível a partir de 50.600€.

No interior, dependendo da variante, o novo Zafira tem até 9 lugares ou um máximo de 4.900 litros de espaço para carga.

O monovolume elétrico a bateria está disponível em dois comprimentos (4,98 metros e 5,33 metros – XL), em duas variantes de equipamento (“Base” e GS) e com várias opções de personalização, entre as quais quatro bancos independentes atrás, frente a frente, que transformam o Zafira Electric num shuttle VIP. A entrada e saída para as filas dois e três é facilitada pelas portas elétricas deslizantes opcionais, controladas por sensores, em ambos os lados do veículo (de série com o equipamento GS). O teto panorâmico em vidro está disponível como opção.

O novo Zafira Electric na configuração de 9 lugares dispõe de um volume de carga de até 1.500 litros; com lotação para 5 pessoas, é possível transportar bagagens com um volume até 3.000 litros e com 2 ou 3 pessoas a bordo, 4.900 litros.

A marca refere que o modelo mede 1,90 metros de altura, sendo adequado para estacionamento subterrâneo.

O Zafira Electric está disponível com uma bateria de 50 kWh ou 75 kWh. Com a bateria de 75 kWh, é possível uma autonomia de até 347 km (WLTP) – mais de 20 km do que anteriormente. O Zafira Electric (tal como o seu “irmão mais novo”, o Opel Combo Electric, que também já está disponível para encomenda) dispõe de um sistema de travagem regenerativa que pode ser regulado segundo três níveis de recuperação, utilizando as patilhas atrás do volante. O veículo pode ser rapidamente carregado com corrente alternada (AC) utilizando o carregador de bordo de 7,4 kW, fornecido de série (11 kW DC em opção). Numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC, é necessária uma paragem de cerca de 38 minutos para carregar até 80% a bateria de 50 kWh e de 45 minutos no caso da bateria de 75 kWh.

O novo Zafira Electric é alimentado por um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e com um binário máximo de 260 Nm.

Em função das suas preferências, os condutores podem escolher entre os três modos de condução Normal, Eco e Power.

Artigo anteriorGuimarães é uma das finalistas da Capital Verde Europeia 2026
Próximo artigoCrise climática, poluição e perda de biodiversidade agravadas por guerras