A Vessev, líder global em tecnologia marítima sustentável, revelou o VS-9, que irá desbloquear oportunidades inteiramente novas para o transporte premium de passageiros na água. Em parceria com a Fullers360, a maior operadora de ferry da Nova Zelândia, o VS-9 será o primeiro navio de passageiros totalmente elétrico a operar em Auckland e o primeiro navio de turismo hidrofólio a operar no mundo.
A NetZero Maritime, equipe especializada em tecnologia e inovação marítima verde da Fullers360, desempenhou um papel fundamental na adoção deste novo tipo de embarcação.
Projetado e construído pela Vessev (anteriormente Seachange), o VS-9 proporciona viagens suaves e silenciosas na água como nunca antes. A embarcação de última geração está atualmente em fase de testes no mar em Auckland, Nova Zelândia, e o primeiro VS-9 será certificado este ano, entrando em operação comercial com a Fullers360 a partir de então.
O VS-9 de nove metros transportará até 10 passageiros a uma velocidade de serviço de 25 nós, proporcionando uma experiência que mais se assemelha a voar do que a navegar. O VS-9 tem um alcance de 50 milhas náuticas (57 milhas/92,6 km) graças a tecnologia de hidrofólio eficiente de última geração.
Eric Laakmann, CEO da Vessev, disse: “Estamos na fase inicial de uma transição global para o uso sustentável de energia. A nossa parceria com a NetZero Maritime é uma das mais poderosas do mundo na aceleração da adoção de novas tecnologias. Existem hoje 33 milhões de embarcações no mundo, sendo que as embarcações sustentáveis representam a menor fração. Através de melhorias significativas na eficiência, o hidrofólio desempenhará um papel fundamental nesta mudança que ocorre uma vez a cada geração.
A equipa especializada de engenheiros marítimos e construtores de barcos da Vessev, combinada com a equipa de descarbonização NetZero Maritime da Fullers360, garantiu que o VS-9 fosse projetado e construído para se alinhar perfeitamente aos requisitos de transporte comercial e turístico.
“A nossa parceria integra a maior operadora de transporte e turismo de balsas da Nova Zelândia com um dos principais fornecedores de tecnologia marítima sustentável do país. Na Vessev, o nosso espírito de ‘projetado para segurança’, ‘construído para durar’ e ‘impacto através do desempenho’ é vital, e é exatamente isso que o VS-9 oferece”, acrescentou Laakmann.
Desbloqueando novas oportunidades
O VS-9 irá desbloquear novas oportunidades na água que não eram possíveis até agora.
Eric Laakmann comentou: “Tradicionalmente, as embarcações maiores são necessárias para proporcionar uma experiência confortável aos passageiros, pois podem lidar com o impacto das ondas e da esteira. Ao voar acima das ondas, o VS-9 proporciona uma experiência de embarcação de grande porte numa plataforma ágil que pode ser atracada e carregada em praticamente qualquer marina.
“O desenvolvimento e a comercialização do VS-9 abrem possibilidades inteiramente novas na água, permitindo uma mudança em direção a um transporte marítimo mais eficiente, mais confiável e mais confortável. O VS-9 permitirá milhares de novas rotas ao redor do mundo que atualmente são impraticáveis para embarcações tradicionais.
“Os custos de manutenção e abastecimento de navios comerciais movidos a combustíveis fósseis são bastante substanciais. Esperamos que, em quase todas as aplicações comerciais, o custo de propriedade dessas embarcações durante a vida útil seja substancialmente menor do que as embarcações comparáveis de combustíveis fósseis. Isto não inclui quaisquer receitas adicionais para os operadores que possam advir da operação de navios que proporcionem as melhores experiências possíveis aos passageiros”.
Eric Laakmann comentou ainda: “Os benefícios do VS-9 aumentam para embarcações maiores. Já estamos trabalhando para desenvolver o VS-18, uma embarcação para 100 passageiros que utiliza a mesma tecnologia e design do VS-9, que terá capacidade adicional de navegação marítima e abrirá ainda mais oportunidades”.
Tecnologia eficiente mesmo em más condições
O VS-9 possui sistemas de hidrofólio onde as lâminas mudam de forma a usar abas de alta precisão sob a água para otimizar a eficiência. Isto permite que o VS-9 lide com condições climáticas adversas e forneça uma navegação no mar muito melhor do que outras tecnologias. Os engenheiros da Vessev usaram algumas das mesmas técnicas empregadas pelas equipas vencedoras da Copa América para tornar seus sistemas mais eficientes e resilientes.
“Até onde sabemos, o VS-9 será o único hidrofólio elétrico de passageiros certificado a utilizar esta tecnologia. Utilizamos técnicas semelhantes às embarcações da Copa América, que proporcionam autoridade de controle muito alta quando comparadas a outros sistemas. Isso significa que podemos lidar com mais vento e mares maiores. O sistema é mais difícil de projetar antecipadamente, mas resulta em uma embarcação de muito desempenho, mais capaz e mais eficiente”, diz Eric Laakmann.
“O VS-9 é tão eficiente que conseguimos utilizar tecnologias de bateria muito seguras e duradouras quando comparadas a outras embarcações deste tipo”.
A tecnologia da Vessev reduz o consumo de energia em até 95%, facilitando um alcance de até 50 milhas marítimas a uma velocidade de serviço de 25 nós e reduziu significativamente os custos operacionais. As eficiências energéticas proporcionam um carregamento muito mais rápido, maior autonomia e poupanças nos custos de energia, já evidentes após apenas duas semanas de testes no mar.
Mike Horne, CEO da Fullers360, comentou: “É nossa intenção que a Fullers360 seja 100% elétrica ou operada a hidrogénio até 2040 e o foiling é absolutamente parte dessa visão para nós. A criação da NetZero Maritime permitiu-nos dedicar uma equipa para viabilizar projetos de emissões zero, sendo o VS-9 o primeiro navio de passageiros totalmente elétrico a operar em Auckland.
Ele continuou: “Auckland está a tornar-se um caso de estudo para a adoção de tecnologia verde e a propriedade intelectual dentro da NetZero Maritime está a desempenhar um papel fundamental na aceleração da compreensão e adoção globalmente. Ver este projeto concretizar-se reforça o nosso movimento para estabelecer a NetZero Maritime para permitir a comercialização de novas tecnologias como o VS-9.
“O VS-9 combina o primeiro navio de passageiros totalmente elétrico a operar em Auckland com a mais recente tecnologia de hidrofólio para oferecer experiências turísticas premium. Nosso entendimento é que atualmente não há embarcações elétricas de hidrofólio certificadas para uso em turismo comercial no mundo e os testes feitos aqui na Nova Zelândia estabelecerão um novo padrão para colocar esta nova classe de embarcação em serviço globalmente”.
Estabilidade aprimorada para dominar qualquer condição do mar
As lâminas do VS-9 permitem que ele navegue completamente acima das ondas, proporcionando uma experiência infinitamente mais suave aos passageiros do que as embarcações convencionais e melhorando sua capacidade operacional. O VS-9 decola a 18-19 nós, fazendo a transição do modo foil assist para o modo full foiling, e navega com eficiência ideal entre 22-25 nós. Os sistemas de estabilização de floretes entram em operação a 12 nós – reduzindo ativamente o movimento de inclinação e rotação, mesmo quando não estão totalmente sobre os floretes e “voando”.
Construído com laminados de fibra de carbono, o VS-9 é incrivelmente resistente e construído para durar. Para máxima durabilidade, as lâminas do VS-9 são totalmente retráteis, o que permite que a embarcação opere em águas rasas e protege as lâminas para que a embarcação possa ser transportada em um reboque.
“A capacidade de remover completamente as películas da água é um elemento de design do qual estamos particularmente orgulhosos. Disseram-nos que seria impraticável, mas entregamos um sistema que facilita aos operadores a manutenção de folhas impecáveis para máxima eficiência. Até onde sabemos, o VS-9 será o único hidrofólio elétrico de passageiros certificado no mundo capaz disso”, afirma Laakmann.
Capacidade de carregamento acessível
O VS-9 é tão eficiente que pode ser carregado utilizando a infraestrutura de carregamento elétrico existente, normalmente disponível na maioria das marinas, acelerando a velocidade de serviço. Assim que o carregamento DC de alta velocidade estiver instalado, os tempos de recarga serão de até 0,8 milhas náuticas de alcance por minuto de carregamento.
Eric Laakmann disse: “O nosso objetivo é quebrar as barreiras à adoção de embarcações elétricas. Desde o início, o nosso objetivo era conceber uma embarcação comercial elétrica que pudesse utilizar a capacidade de carregamento já disponível em muitas marinas para gerir negócios comerciais sérios. Através de uma combinação de tamanho e eficiência, obtivemos sucesso com o VS-9. Durante os testes no mar, realizamos até três sessões de teste por dia usando uma conexão trifásica CA padrão. Acreditamos que os operadores e as empresas de turismo em todo o mundo verão os benefícios disso.”
Destinado a serviços turísticos premium, o VS-9 representa um momento decisivo na jornada de descarbonização de Auckland, já que a cidade dá as boas-vindas ao seu primeiro navio de passageiros totalmente elétrico.