A cidade de Shenzhen, no sudeste da China, vai colocar em operação 20 autocarros de condução autónoma, durante este ano, informou a imprensa local, ilustrando os avanços da China nesta tecnologia emergente.

O jornal chinês Global Times diz terem sido já aprovadas quatro rotas de autocarros autónomos, que deverão ser lançadas oficialmente até ao final do mês, com um custo de 1 yuan (12 cêntimos de euro) por viagem.

As rotas vão abranger estações de metro, zonas comerciais e residenciais, distritos empresariais, parques industriais e locais de interesse paisagístico.

Estes autocarros de condução autónoma têm seis metros de comprimento e estão equipados com câmaras de alta definição a bordo, radar de ondas milimétricas e tecnologia de sensoriamento remoto LiDAR, para uma perceção precisa de 360 graus dos veículos circundantes, peões, veículos não motorizados e alterações nas condições da estrada.

Durante a operação, os veículos podem reconhecer com precisão as marcações da faixa de rodagem e os semáforos, efetuar manobras de ultrapassagem e lidar com vários cenários de condução urbana difíceis, incluindo executar com segurança viragens à esquerda em cruzamentos sem semáforos, circular em cruzamentos com tráfego misto de peões e veículos, identificar e ceder a passagem a veículos que estejam a invadir a faixa de rodagem e áreas de construção ou dar passagem a peões e parar com precisão nas estações.

Em Jinan, a capital da província de Shandong, no leste da China, o primeiro lote de autocarros sem condutor começou já a funcionar em regime experimental para recolher dados cartográficos, de acordo com a imprensa local.

Jinan introduziu um total de quatro autocarros sem condutor, devendo o primeiro veículo realizar 240 horas ou mil quilómetros de teste em estrada e outros trabalhos preliminares depois de completar a recolha de mapas e antes de entrar em operação.

Em 3 de julho, os reguladores chineses divulgaram uma lista de áreas-piloto para aplicação da rede que integra veículos inteligentes, estradas inteligentes e tecnologias em nuvem em tempo real, tendo sido selecionadas 20 cidades, incluindo Jinan e Shenzhen.

Xangai, a “capital” financeira da China, também deve começar a testar veículos autónomos já na próxima semana, oferecendo viagens gratuitas aos residentes durante o período experimental.

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