A Volkswagen Veículos Comerciais está a expandir e a atualizar a gama de modelos do “Pão de Forma” elétrico, o ID. Buzz.

Assim, o novo ID. Buzz Pro com sete lugares é um ID. Buzz com mais dois lugares que dispõe de uma nova bateria de 86 kWh e uma autonomia que se situa entre 453 e 487 km, consoante o equipamento (ID. Buzz Pro com seis lugares e bateria de 79 kWh: 423 a 461 km).

O ID. Buzz Pro tem também um novo motor com uma potência de 210 kW (286 cv).

Por seu lado, a nova versão topo de gama da série, o ID. Buzz GTX, apresenta-se com 250 kW (340 cv), uma lotação de seis lugares e uma nova bateria de 79 kWh. As autonomias WLTP correspondentes para o ID. Buzz GTX ainda não estão disponíveis, uma vez que a homologação ainda não foi concluída, refere a marca.

O novo ID. Buzz GTX com 250 kW (340 cv) tem tração integral e é o “Pão de Forma” mais potente.

O ID. Buzz com seis lugares é configurado na disposição 2/2/2: até agora só estava disponível como veículo de cinco lugares (2/3). O novo ID. Buzz GTX distingue-se dos modelos ID. Buzz Pro, tanto visualmente, como em termos de equipamento.

A atualização técnica da gama também beneficia a versão Cargo, que será igualmente equipada com o novo motor de 210 kW e a bateria de 79 kW (anteriormente motor de 150 kW e bateria de 77 kWh).

Todas as versões de 79 kWh do ID. Buzz podem ser “reabastecidas” em estações de carregamento rápido DC com uma capacidade de carregamento de até 185 kW (anteriormente 170 kW); no caso das versões de 86 kWh, é possível até 200 kW.

A bateria de 79 kWh carrega de 10 a 80% em menos de 30 minutos com a capacidade de carregamento máxima; o valor correspondente para as baterias de 86 kWh é também inferior a 30 minutos devido à sua maior potência de carregamento.

Dimensões

As novas versões ID. Buzz com sete lugares têm um comprimento total de 4.962 mm. Em comparação com as versões com seis lugares, isto corresponde a um aumento de 250 mm. O comprimento adicional cria espaço para mais dois lugares (dois à frente, três na segunda fila de bancos, dois na terceira fila de bancos (2/3/2)), ainda mais espaço para a bagagem: com cinco pessoas a bordo, a capacidade máxima da bagageira é de 1.340 litros (carregada até ao bordo superior dos encostos dos bancos traseiros); com sete pessoas, a capacidade da bagageira é de 306 litros. Se os encostos dos cinco bancos da segunda e terceira filas forem rebatidos, o volume da bagageira aumenta para 2.469 litros.

Todos os novos modelos ID. Buzz receberam uma atualização de hardware e software.

A bordo está uma geração nova de sistemas de Infotainment (de série) com uma capacidade de computação mais rápida. O ecrã tátil do sistema tem agora 12,9 polegadas em vez de 12,0 polegadas (33 cm de diagonal em vez de 30 cm). Também é nova a barra tátil iluminada para controlo da temperatura e do volume.

O novo assistente de voz IDA é acionado através de comandos de voz naturais. Não só permite o controlo de inúmeras funções do veículo, como também fornece respostas a perguntas de conhecimento geral utilizando a ligação online a bases de dados como a Wikipedia. O assistente de voz IDA inclui ainda a integração ChatGPT (IA/inteligência artificial).

Outra novidade é a aplicação Wellness que utiliza programas pré-configurados para ajustar várias funções do veículo com o objetivo de melhorar o bem-estar durante a condução ou o carregamento. O ID. Buzz pode agora ser encomendado com um head-up display. Existem também novos sistemas de assistência, incluindo o Park Assist Pro com uma função de estacionamento remoto através de smartphone. Pode agora estacionar o ID. Buzz fora da viatura simplesmente utilizando o telemóvel. O sistema de aviso de saída é outra novidade e avisa sobre a aproximação de veículos motorizados e bicicletas pela retaguarda quando uma porta é aberta.

Apesar da sua lotação adicional de dois lugares, das novas motorizações e baterias mais eficientes, da autonomia alargada e do infotainment de última geração, o novo ID. Buzz de sete lugares é mais barato que o anterior de 5 lugares em cerca de 2.000€ (valores sem IVA para empresas). Se optar pela versão de 6 lugares, a fatura reduz-se ainda em mais 1.500€ (valores sem IVA para empresas). Mais perto do final do ano sairá a versão “Pure” que terá um preço de entrada de 39.918 € (valores sem IVA).

As novas versões ID. Buzz Pro já estão disponíveis para encomenda; os modelos ID. Buzz GTX seguir-se-ão no final do verão.

Artigo anteriorSão Francisco poderá ter voos diários com aeronaves elétricas em 2025
Próximo artigoProjeto piloto coloca IoT em casas rurais do Fundão e Pinhel