No primeiro semestre do ano, a Volvo comercializou em todo o mundo 90.760 automóveis 100% elétricos que representaram um crescimento de 53% em relação ao período homólogo (quando se matricularam 59 260 elétricos Volvo) e, para esses números, muito tem contribuído a performance do EX30 que foi apresentado no verão do ano passado.
De acordo com a marca, o mais pequeno SUV de sempre da Volvo atingiu nos primeiros seis meses do ano as 50.000 unidades matriculadas a nível mundial.
Região | Vendas mundiais de elétricos Volvo (1º semestre 2024) | Peso de cada região no total da marca |
Europa | 71 406 | 78,7% |
China | 2 168 | 2,4% |
EUA | 1 981 | 2,2% |
Outros | 15 205 | 16,8% |
TOTAL | 90 760 | 100,0% |
Outra conclusão que se retira dos dados das vendas é a de que quase oito em cada dez elétricos Volvo são comercializados na Europa, o mercado de eleição para os 100% elétricos.
A análise do número das vendas da marca sueca mostram ainda que as suas viaturas híbridas Plug-in vendem já abaixo dos 100% elétricos, algo que não aconteceu no primeiro semestre de 2023. Assim, em todo o mundo, de janeiro a junho de 2024, os PHEV do fabricante nórdico venderam 82.908 exemplares, abaixo das 90.760 unidades elétricas. Por seu lado, de janeiro a junho de 2023, foram matriculados a nível global 77.158 veículos Plug-in da Volvo, ao passo que os elétricos tinham registado um volume global de 59.260 unidades.
Feitas as contas, enquanto a venda dos PHEV Volvo subiu 7% na primeira metade de 2024, a comercialização dos puros elétricos cresceu 53%.
Em Portugal, este automóvel foi mesmo o modelo mais vendido pela marca sueca no primeiro semestre do ano, representando cerca de 30% do volume total. A nível do mercado português, de janeiro a junho de 2024, o EX30 foi o terceiro modelo 100% elétrico mais vendido.