A travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, inaugurada há precisamente 25 anos, permitiu transportar 498 milhões de passageiros e retirar 80 milhões de automóveis do tabuleiro rodoviário, entre Lisboa e Almada, disse à agência Lusa a administração da concessionária.

A ligação ferroviária foi inaugurada ao fim da manhã de 29 de julho de 1999, uma quinta-feira, com as presenças dos então primeiro-ministro, António Guterres, ministro do Equipamento, João Cravinho, secretário de Estado dos Transportes, Guilhermino Rodrigues, e dos presidentes das câmaras de Lisboa, João Soares, do Seixal, Alfredo Monteiro, e de Almada, Maria Emília Sousa.

Duas décadas e meia depois, a administração da Fertagus, empresa concessionária do serviço ferroviário entre as estações de Roma-Areeiro (Lisboa) e Setúbal, numa extensão de 54 quilómetros, faz um balanço “muito positivo”, destacando os impactos na mobilidade e no ambiente.

“Consideramos que a Fertagus se tornou imprescindível para a mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e com um contributo fundamental para a sua melhoria. Conseguimos com um serviço de grande qualidade, rápido e pontual garantir a ligação ferroviária entre a Margem Sul e Lisboa”, afirmou à Lusa, Clara Esquível, administradora da Fertagus.

Em 25 anos de operação, o serviço ferroviário da Ponte 25 de Abril transportou 498 milhões de passageiros, o equivalente à população de toda a União Europeia e percorreu cerca de 51 milhões de quilómetros, o correspondente a 1.273 voltas ao planeta Terra.

“Estimamos que tenhamos retirado cerca de 80 milhões de automóveis da Ponte 25 de Abril, o que também é muito significativo e um importante contributo”, apontou, considerando que estes números significam que se evitou a emissão de mais de 900 mil toneladas de CO2 nestes últimos 25 anos.

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