Sustentabilidade é possivelmente das primeiras palavras que ocorrem quando falamos de veículos elétricos. No caso do Mercedes-Benz eActros 600, há muitos outros vocábulos que podemos adicionar para descrever este veículo: conforto, desempenho aerodinâmico, segurança e tecnologia de última geração. Características deste camião de transporte de longa distância que fazem acreditar que o futuro, também neste segmento, será elétrico.

O design aerodinâmico do ProCabin destaca-se quando nos aproximamos deste camião. A Mercedes-Benz trabalhou cuidadosamente a eficiência energética de forma a garantir a autonomia de 500 quilómetros com carga máxima, ou seja, 40 toneladas.

Equipado com dois motores elétricos e uma transmissão de quatro marchas, oferece torque alto constante e aceleração potente, mesmo com carga máxima. O Predictive Powertrain Control (PPC) otimiza o consumo de energia ao considerar a topografia e sinais de trânsito.

O sistema de travagem regenerativa e a capacidade de recarregar rapidamente as baterias de 621 kWh tornam o eActros 600 uma opção sustentável e eficiente para o transporte de longa distância. O consumo médio já testado foi de 111 kWh por 100 quilómetros, e as baterias podem ser recarregadas de 20% a 80% em aproximadamente 30 minutos com a tecnologia MCS (Megawatt Charging System).

A cabine digital do eActros 600 oferece informações em tempo real sobre o consumo de energia, a autonomia e o estado de carga das baterias. O camião possui três modos de condução (Range, Economy e Power) que ajustam a velocidade e a potência do motor para maximizar a eficiência energética.

Para apoiar os usuários na transição para a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz desenvolveu a ferramenta “eTruckReady”. Esta aplicação permite planejar rotas, prever a necessidade de recarga e ajustar parâmetros como peso da carga, temperatura e condições da estrada. A ferramenta ajuda a criar um perfil de uso realista e eficiente para os clientes.

Com um conceito abrangente de segurança integral, o eActros 600 inclui sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Active Brake Assist 6 e o Active Sideguard Assist 2, que melhoram a segurança em situações críticas e em manobras de mudança de faixa. Além disso, o camião está equipado com o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) para alertar pedestres e ciclistas sobre sua presença.

A Mercedes-Benz Trucks está em fase final de desenvolvimento do eActros 600, com a produção em série prevista para o final de 2024. A empresa já recebeu mais de 1.000 pedidos, o que reflete o interesse por este veículo que promete transformar o futuro do transporte de mercadorias.

eActros 600

eTruck Charging Park

Além do desempenho na estrada, a Mercedes-Benz também está a investir na infraestrutura de carregamento. O “eTruck Charging Park” em Wörth oferece uma visão das diversas opções de carregamento disponíveis e consultoria especializada para ajudar os clientes a integrar soluções de energia renovável e armazenamento de bateria em suas operações.

O eActros 600 já percorreu mais de 13.000 quilómetros numa viagem de teste que está a percorrer 20 países europeus, enfrentando diversas topografias e climas. Os resultados desses testes reforçam a viabilidade do camião elétrico para o transporte de longa distância.

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