Foi na região de Bordéus, no sudoeste de França que tivemos a oportunidade de conduzir o novo Dacia Spring. E há bastantes diferenças desde a última vez que nos sentámos ao volante deste modelo, a começar pelo aspeto exterior, mais apelativo, quase de mini-Duster. O novo design mais volumoso disfarça melhor os 3,7 metros deste citadino, que tem cativado milhares de novos entusiastas de veículos elétricos um pouco por toda a Europa.
Nas versões com o motor de 48 kW (65 cv) o Spring recebe finalmente jantes de 15’’, para dar mais estabilidade e tração, uma das limitações do modelo em alguns tipos de utilização. O volante é muito mais apelativo e tem agora regulação em altura, o que é sempre uma boa notícia. O pouco intuitivo seletor de marcha rotativo foi agora substituído por um comando que opera de forma longitudinal. Outra das novidades é a existência de um modo B, que potencia a recuperação de energia na desaceleração e que a Dacia proclama permitir a condução só com um pedal. Não é verdade, já que o sistema de regeneração não imobiliza o veículo por completo. Temos sempre que usar o pedal do travão nessas circunstâncias. Mas, ainda assim, existe uma melhoria.
Sem mais delongas, passamos para o volante. À nossa frente há um painel informativo bastante completo, de 7’’ e, ao centro do tablier redesenhado, um outro, de 10’’, ao qual é possível associar um dispositivo, via Apple Car Play e Android Auto. Esta configuração, juntamente com a função de carregamento bidirecional são para já exclusivas da versão Extreme. O espaço no porta-bagagens cresceu 6% e tem agora 308 litros de capacidade, indo até aos 1004 com os bancos traseiros rebatidos.
Mais robusto e estável
Notei de imediato que a direção está mais precisa e, à medida que aumentamos a velocidade, o Spring parece bastante mais estável. A assistência da direção foi reajustada e a melhoria é significativa. Com um peso que continua abaixo dos 1000 quilos, o Spring continua a ser o automóvel elétrico mais leve do mercado e também, quase de certeza, aquele que apresenta o raio de viragem mais baixo: apenas 4,8 metros.
Quanto às prestações, mantém-se a aceleração de 15 segundos dos 0-100 km/h na versão mais potente e menos de 20 segundos na versão base. A velocidade máxima está limitada a 125 km/h.
O motor de 48 kw (65cv) é o já utilizado na versão que agora é substituída e também se mantêm as características da bateria, com 26,8 kWh. Com um consumo em WLTP apontado a 14,6 kWh, a Dacia espera homologar um alcance de 220 quilómetros com uma carga da bateria.
Mais frugal do que a encomenda
Na realidade, os consumos do novo Dacia Spring costumam surpreender pela positiva, pelo menos, no nosso caso. Desta vez, mesmo com a versão mais potente e com rodas maiores, cumprimos o percurso ligeiramente abaixo de 10 kWh/100 km, com o ar condicionado sempre ligado ao qual o computador de bordo imputava um consumo de 1,8 kWh. Já com o Spring de 33 kW (45 cv) havíamos conseguido consumos de longa distância a rondar os 8,2 kWh.
Tendo em conta que os clientes do Dacia Spring percorrem, em média, 37 quilómetros por dia e 75% carregam a bateria em casa, é fácil constatar que este modelo, para além de não ter emissões locais, tem também custos de utilização excepcionalmente baixos. Algumas tarifas domésticas podem permitir baixar o custo até €1 por cada 100 km, o que é excepcional.
O carregador interno AC mantém a potência de 7 kW, que permite carregar de 20 a 100% da bateria em quatro horas. Existe como opção a possibilidade de o Spring estar preparado para receber carga de até 30 kW em corrente contínua (DC), o que baixa o tempo de carregamento 20-100% para 45 minutos. Numa tomada doméstica, são necessárias 11 horas para o mesmo processo.
Mais um best-seller da Dacia
O modelo foi lançado na Europa em 2021 e, desde então, já vendeu 150.000 unidades, tornando-se um dos automóveis elétricos mais vendidos no Velho Continente e, com uma margem significativa, o mais barato. No ano passado, foram entregues a clientes 61.803 unidades, tornando o Spring o terceiro VE mais vendido na Europa. Em Portugal, é o preferido dos clientes particulares desde 2022 e tem-se mantido como o 4º VE mais vendido em termos globais.
A história do Spring tem origem no Renault Kwid, um diminuto SUV produzido na Índia e no Brasil, mas as evoluções elétricas foram e continuarão a ser exclusivamente produzidas na China, desde 2019 (Renault City K-ZE).
Em 2021 chegou finalmente à Europa, com o sucesso já descrito em cima, o único BEV do mercado com preço abaixo dos €20.000. De então para cá, todos os anos têm existido novidades, com uma atualização estética em 2022 e a chegada de uma versão com 65 cv em 2023.
Agora foi feita uma renovação mais profunda na carroçaria — apenas o tejadilho se mantém inalterado — e também no interior, com melhorias significativas no sistema de infotainment, ergonomia e também nos materiais utilizados.
Destaque significativo também para os novos sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), que procuram dar resposta às novas exigências de segurança europeias. A tarefa não é fácil, porque a plataforma foi desenvolvida para mercados com menores exigências a este respeito. O novo Spring tem um sistema avançado de travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, com alerta de excesso de velocidade e alerta de transposição de faixa, entre outros. É também possível definir a ativação de cada um dos ADAS através de um botão My Safety.
Uma das novidades mais interessantes é a possibilidade de utilizar a bateria do Spring para alimentar dispositivos elétricos exteriores, como luzes ou eletrodomésticos. Esta funcionalidade V2Object inclui um carregador bidirecional e um adaptador e está disponível de série no modelo Extreme, o mais bem equipado.
Versões e preços
Em Portugal, existirão, à partida, três versões distintas do novo Dacia Spring, sendo que a primeira, designada Essencial, mantém o motor de 33 kW (45 cv) e as jantes de 14’’. Tem apenas o ecrã de 7’’ à frente do condutor e não tem ar condicionado. O preço arranca nos €16.900. A versão intermédia, designada Expression, estará disponível apenas com a motorização de 48 kW (65 cv) e conta com ar condicionado e jantes de 15’’ polegadas, por um valor de €18.900.
A versão Extreme acrescenta então o sistema multimédia com ecrã central de 10’’ e colectividade sem fios com Apple Car Play e Android Auto, além do carregador bidirecional, entre outros equipamentos estéticos e práticos. O preço é de €19.900.
O novo Dacia Spring estará disponível em seis cores. Às quatro já conhecidas (Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning) juntam-se o Bege Safari e Vermelho Brick.
As encomendas do Novo Dacia Spring abriram em Portugal no dia 20 de maio, e as primeiras entregas estão previstas para o último quadrimestre de 2024.
Com a falta de concorrência a este nível de preço, um rol significativo de melhorias ao gosto europeu e o crescente interesse de muitos portugueses em veículos económicos e utilitários (e, já agora, elétricos…), o Dacia Spring ameaça continuar a ser um sucesso.