Helicópteros elétricos automáticos para rotas ao estilo de um teleférico
A empresa de FlyNow Aviation prevê ter uma fábrica na Arábia Saudita e no Reino Unido. E já tem encomendas para os seus eCopters automáticos para 2030.
A FlyNow Aviation desenvolveu uma família modular de helicópteros elétricos automáticos (eCopters ou eVTOLs) para o transporte de carga de 200 kg e uma versão de passageiros de um e dois lugares para um alcance de até 50 km.
Automáticos, mas não autónomos: qual a diferença?
Apesar de ninguém estar a pilotar os eCopters, a empresa prefere antes a designação automáticos em vez de autónomos, explicando o motivo: “O voo automático significa que a aeronave voa ao longo de uma rota fixa e que a respetiva trajetória de voo segue um plano de voo. Há muitos anos que isto é praticado com sucesso e segurança na aviação. Pode imaginar-se uma rota deste tipo como o cabo de um teleférico. O voo autónomo seria bastante diferente: neste caso, a aeronave seleciona a rota por si própria e tem de tomar decisões críticas em termos de segurança em tempo real. Sabemos que atualmente se fala muito de ‘carros autónomos’; a realidade, porém, é que a tecnologia necessária (ou seja, principalmente a inteligência artificial) não estará pronta para que um veículo tome as suas próprias decisões durante vários anos, se não décadas. O mesmo se aplica à aviação. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA) parte do princípio de que o voo autónomo só será viável do ponto de vista técnico e regulamentar muito depois de 2030. A FlyNow está a cingir-se ao que é realmente tecnicamente viável”.
► Estes eCopters são considerados eVTOLs, isto é, electric Vertical Take Off & Landing Vehicle.
Esta empresa austríaca está a trabalhar para disponibilizar este meio de transporte nos Emirados Árabes Unidos para transportar os visitantes da Expo 2030, em Riade, entre 1 de outubro e 31 de março de 2031.
Este veículo, de acordo com a FlyNow Aviation, permite aliviar o tráfego em terra, mas também reduzir o consumo de energia por passageiro-quilómetro, em comparação com qualquer infraestrutura de mobilidade terrestre.
Estes eCopters automáticos terão software que emprega inteligência geoespacial preditiva alimentada por IA, o qual é fornecido pela empresa Bayanat.
A FlyNow Aviation inspira-se no Mars Helicopter ‘Ingenuity’ da NASA para a conceção do seu rotor.
NASA’s Ingenuity Mars Helicopter
A empresa de FlyNow Aviation está a preparar-se para abrir nos próximos dois meses um escritório regional e uma linha de produção na Arábia Saudita, a qual somar-se-á à fábrica que será instalada no Reino Unido, tanto para produção e venda locais, como para a exportação.
Os helicópteros da Flynow são alimentados por baterias elétricas, voando 30 minutos, a uma velocidade máxima de 130 km/h. Os eCopters utilizam rotores coaxiais, o que significa que um rotor fica em cima do outro no mesmo eixo, mas giram em direções opostas.
Um motor elétrico aciona cada rotor, que por sua vez é composto por quatro unidades independentes. A empresa de aviação afirma que este facto pode evitar possíveis falhas do motor enquanto os eCopters voam no ar. Se um dos segmentos do motor falhar, será substituído pelos três restantes, afirma a empresa.
Em termos de potenciais colisões, os eCopters, equipados com sensores, podem detetar o que está à sua frente. Se encontrarem outra aeronave ou mesmo um pássaro no ar, os helicópteros elétricos automáticos permanecem parados por um momento antes de voltarem a voar.