A Helexia e a Nhood uniram-se para desenvolver e implementar projetos de autoconsumo solar e mobilidade elétrica nos Centros Comerciais Alegro. Este investimento, na ordem dos 800 mil euros, é um passo na direção da sustentabilidade e descarbonização, promovendo uma redução significativa no consumo de energia e nas emissões de CO2.
Compromisso com a neutralidade carbónica
Nos Centros Comerciais Alegro Setúbal e Alegro Castelo Branco, ambos sob a gestão da Nhood, a Helexia implementou projetos de autoconsumo solar que vão transformar a maneira como estes espaços comerciais consomem energia. Estes projetos incluem a instalação de painéis solares e postos de carregamento elétrico, com o objetivo de reduzir as faturas de energia e a dependência da rede elétrica.
Estes projetos são parte integrante do compromisso da Nhood em alcançar a neutralidade carbónica até 2040″, neste caso, investindo em soluções de energia renovável e infraestrutura para veículos elétricos.
Vídeo do projeto, aqui:
Alegro Castelo Branco
No Alegro Castelo Branco, foram instalados 912 painéis solares com uma capacidade total de 492 kWp. Estes painéis vão produzir anualmente cerca de 750 MWh de energia limpa, o que permitirá uma poupança de 40% no consumo de energia elétrica do centro comercial. Além disso, a produção de energia limpa vai evitar a emissão de 352 toneladas de CO2 por ano, contribuindo para a redução do impacto ambiental do centro.


Alegro Setúbal
No Alegro Setúbal, a instalação conta com 1214 painéis solares, somando uma capacidade de 558 kWp. A produção anual estimada é de 798 MWh de energia limpa, permitindo uma redução de 29% no consumo de energia elétrica do centro comercial. Este projeto evitará a emissão de 359 toneladas de CO2 por ano. Adicionalmente, foram instalados três carregadores para veículos elétricos, incluindo um carregador rápido (duplo) de 120 kWp, permitindo a carga de até seis veículos em simultâneo.



A propósito desta parceria com a Nhood, a Helexia refere que “estes projetos são apenas o início de uma série de iniciativas que visam transformar a forma como os espaços comerciais operam, promovendo um futuro mais verde e sustentável para todos”.