A Volkswagen ampliou a oferta da gama ID.3, tornando o modelo 100% elétrico mais acessível, com uma nova versão de acesso à gama, a Pure.
Com preços a partir de €40.092 para clientes particulares (€32.595 + IVA para empresas), a versão Pure de 170 cv representa uma nova porta de entrada na família ID. da Volkswagen, acompanhada por um nível de equipamento de série reforçado.
Com um motor elétrico de 170 cv e dotado de uma bateria de 52 kWh de capacidade, o novo Volkswagen ID.3 Pure alcança os 160 km/h de velocidade máxima e uma autonomia média homologada (WLTP) para até 388 km, a que corresponde um consumo médio de 15,3 kWh/100 km.
Entre o equipamento de série, esta variante de entrada inclui faróis dianteiros de tecnologia LED, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores exteriores, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de deteção de fadiga do condutor, assistente de faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito.
Versão GTX
O ID.3 estreia ainda a versão GTX, nova variante desportiva de alta performance com tração traseira com um motor elétrico de 286 cv e autonomia superior a 600 km em ciclo WLTP, devido à bateria de 79 kWh, a maior bateria alguma vez instalada num ID.3.
A assinatura luminosa dianteira apresentada pelo ID.3 GTX é específica desta versão, a qual conta, entre os seus equipamentos de série, faróis Led Matrix, bancos desportivos, volante desportivo multifunções em couro, sistema de infotainment de 12,9” e jantes em liga leve “Skragen” de 20”.
Versões Pro e Pro S
Nas versões Pro e Pro S, a potência máxima sobe para 231 cv. Assim, após a compra, os clientes dos ID.3 Pro e ID.3 Pro S podem decidir se pretendem aumentar a potência base de 150 kW (204 cv) para 170 kW (231 cv) através da função “Function On-Demand”. Esta opção é uma novidade para a Volkswagen e mais uma componente no desenvolvimento de modelos de negócio digitais. O aumento da potência para 170 kW melhora a aceleração dos 0 aos 100 km/h para 7,1 segundos. A autonomia combinada WLTP do ID.3 Pro S é de 554 quilómetros (WLTP).
Habitáculo
A configuração do habitáculo da gama ID.3 foi otimizada. O sistema de infotainment de última geração apresenta um ecrã tátil de maiores dimensões (diagonal: 32,8 cm/12,9 polegadas) e uma nova estrutura de menus. O seletor de condução foi retirado da estrutura do Digital Cockpit e concebido como um interrutor separado na coluna de direção – como no ID.7, por exemplo.
Agora iluminados e com um design ergonómico, os seletores táteis estão localizados por baixo do ecrã do sistema de infotainment e são utilizados para controlar as temperaturas interiores e o volume. O novo assistente de voz IDA pode ser acionado em linguagem natural, não só permitindo controlar uma série de funções do veículo, como também responder a perguntas acedendo a bases de dados online, como a Wikipédia. Outra novidade é a integração da inteligência artificial (IA) através do ChatGPT.
Pré-aquecimento da bateria
Durante as deslocações, a função de gestão térmica e de carregamento assegura que a bateria é precondicionada antes da próxima paragem para carregamento DC, o que permite ao ID.3 Pro S ser recarregado tão rapidamente quanto possível em longas distâncias. A bateria é aquecida até à temperatura ideal para que possa ser carregada com uma potência máxima de até 175 kW, e 185 kW na versão GTX, permitindo reduzir o tempo de carregamento em vários minutos, sobretudo no inverno. Ativando o atualizado sistema de navegação com planeador de rotas, o pré-condicionamento é iniciado automaticamente a caminho da próxima estação de carregamento rápido. A função também pode ser ativada manualmente usando o menu de carregamento no sistema de infotainment. É ainda possível planear percursos com um máximo de 10 postos de carregamento e 10 paragens num smartphone ou no portal web e depois transferi-los para o sistema de infotainment.