A 79ª edição da La Vuelta (a Volta a Espanha em bicicleta) será disputada em Espanha, mas também em Portugal. Esta será a segunda vez que a Volta a Espanha em Bicicleta irá começar em Portugal, depois de 1997, por ocasião da Expo’98, que se realizou em Lisboa.
Em 2024, três etapas acontecem em território português e dão início a esta edição da La Vuelta antes da prova prosseguir para Espanha:
1ª etapa – 17 agosto – Lisboa-Oeiras
2ª etapa – 18 agosto – Cascais-Ourém
3ª etapa – 19 agosto – Lousã-Castelo Branco
Ao longo dos seus 3.265 km, La Vuelta na edição de 2024 terá um total de 21 etapas, começando a 17 de agosto num contrarrelógio de 12 km com partida em Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, e chegada em Oeiras, na Praia da Torre, e terminando em Madrid a 8 de setembro.
A organização terá ao dispor viaturas 100% elétricas, cedidas pela Skoda, construtor cujas origens, curiosamente, remetem para o ciclismo: os fundadores Václav Laurin e Václav Klement iniciaram a história da Skoda em 1895 com a produção de bicicletas em Mladá Boleslav.
A Skoda é, aliás, patrocinador de mais de vinte provas de ciclismo internacionais, tendo renovado esses acordos até 2028, incluindo com o Tour de France e com La Vuelta.
Para além do Enyaq é de esperar que possa ser visto o Elroq na Volta a Espanha, até porque no recente Tour de France, a Skoda colocou um Elroq camuflado, um SUV compacto que é o mais recente modelo totalmente elétrico da marca, no contrarrelógio da última etapa da 111ª edição da Volta a França deste ano para acompanhar os ciclistas. O Elroq vai ser ser apresentado oficialmente este outono.
Para garantir o carregamento dos veículos elétricos da direção de prova que acompanham o pelotão da La Vuelta 24, a organização delegou a tarefa na Plenitude. Esta empresa elétrica do grupo Eni associa-se à La Vuelta pelo terceiro ano consecutivo, sendo, de resto, o principal patrocinador da La Vuelta nesta edição 2024.
Neste curto vídeo fica a perceber-se que os veículos elétricos que costumam acompanhar os ciclistas recebem alguns equipamentos extras para ficarem mais aptos para as funções específicas de uma competição de bicicletas. Tomando como exemplo as adaptações feitas no Skoda Enyaq para o Tour de France, ficamos a ver alguns desses preparativos no automóvel em que segue o diretor da prova, o qual é dotado de cinco circuitos de rádio para lhe permitir comunicar com todo o staff organizativo.