Mais de 155 mil pessoas foram de autocarro para as praias da Arrábida desde 1 de julho, quando o sistema de transportes públicos começou a funcionar em pleno, com o objetivo de diminuir o fluxo de automóveis e preservar o ambiente na Serra.
De acordo com os dados do período entre 1 de julho 4 de agosto, as carreiras de ida e volta dos autocarros para as praias, incluindo as três circulares (4471 – Av. Luísa Todi/Combatentes/Albarquel, 4476 – Estacionamento do Outão/Figueirinha e 4477 – Vaivém Creiro/Galapinhos/Galapos), totalizaram 155.181 passageiros.
“Estes números mostram que o sistema de transporte público para as praias da Arrábida está a funcionar com eficácia e é, na realidade, a melhor opção para as pessoas acederem a estas zonas balneares, retirando pressão automóvel sobre a Serra e garantindo mais segurança e melhor ambiente naquele parque natural”, afirma a vereadora do Urbanismo na Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho.
Como no ano passado, é a Carris Metropolitana que garante o transporte rodoviário alternativo às praias do Parque Natural da Serra da Arrábida.
O dia de maior procura foi o último contabilizado, 4 de agosto, um domingo, com um total de 6773 passageiros, registando-se um substancial aumento da utilização dos transportes públicos em agosto, uma vez que a média diária passou para 5401 passageiros nos primeiros quatro dias deste mês, contra 4309 em julho.
A carreira mais utilizada foi a 4474 – Alegro/ITS/Várzea/Figueirinha, com um total de 113.325 passageiros. Depois surgem as carreiras circulares 4476 – Estacionamento do Outão/Figueirinha e 4471 – Av. Luísa Todi/Combatentes/Albarquel, com 11.976 e 11.963 passageiros, respetivamente.
Com menos frequências que as restantes, oito para cada lado, a carreira 4470 – ITS/Creiro (via Azeitão) transportou 8613 passageiros, enquanto a circular 4477, o vaivém gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal de Setúbal para fazer a ligação Creiro/Galapinhos/Galapos totalizou 9304, sendo aqui a contabilidade dos utilizadores feita pela leitura ótica do passe ou de um bilhete gratuito disponibilizado pelo motorista.