Os colaboradores da Swiss estão a adotar uma nova forma de se deslocarem entre o hangar e a sede da companhia aérea em Zurique. Em vez de utilizarem carros a gasolina, estão cada vez mais a optar pelos eficientes “Microlinos”, pequenos veículos elétricos. Esta mudança foi possível graças a uma nova colaboração entre a Swiss e a fabricante local de carros elétricos, Micro. Estes pequenos carros, com apenas 2,5 metros de comprimento e 1,5 metros de altura, contrastam fortemente com a imponência dos aviões Boeing 777-300ER, que medem 73,9 metros de comprimento e 18,5 metros de altura – 30 vezes o tamanho de um Microlino. A aquisição destes veículos é mais um passo na estratégia de sustentabilidade da companhia aérea suíça.

Deslocações eficientes

O facto de três Microlinos com o logótipo da Swiss estarem agora a circular no aeroporto de Zurique deve-se, principalmente, aos técnicos que tiveram a ideia de substituir os seus carros a gasolina pelos Microlinos, com o objetivo de aumentar a eficiência. Várias vezes ao dia, estes colaboradores deslocam-se entre o hangar no aeroporto de Zurique e a sede da Swiss para reuniões e outros compromissos. Muitas vezes, fazem estas viagens sozinhos ou com um máximo de duas pessoas num carro a gasolina. Com os pequenos veículos elétricos, agora podem ajudar a reduzir o seu impacto ambiental e contribuir para os objetivos de CO₂ da Swiss. Estes objetivos incluem a redução das emissões de CO₂ nos voos em 50% até 2030 e a neutralidade de CO₂ nas operações terrestres. A introdução de uma frota de veículos neutros em CO₂ desempenha um papel crucial nesta meta. Por exemplo, os convidados da classe Swiss First já são transportados no aeroporto em limusinas elétricas.

Os Microlinos são a solução ideal para os colaboradores: “Deslocamo-nos regularmente entre a nossa sede na Obstgartenstrasse em Kloten e as várias instalações no recinto do aeroporto – frequentemente várias vezes ao dia. O Microlino é um meio de transporte ideal para estas curtas distâncias, muitas vezes envolvendo apenas uma pessoa. Permite-nos chegar rapidamente da sede ao hangar ou a outro local no recinto do aeroporto – e é totalmente elétrico”, afirma Marcus di Laurenzio, Gestor de Sustentabilidade na área de Técnicos da Swiss.

Eficiente, económico e poupador de espaço

Os três novos “membros da frota” têm inúmeras vantagens: são eficientes, mais baratos de manter do que os carros a gasolina convencionais, ocupam menos espaço e foram especialmente concebidos para curtas distâncias. Segundo a Micro, o carro médio é utilizado por apenas 1,2 pessoas e percorre apenas 35 quilómetros por dia. Isto significa que 95% dos carros são demasiado grandes para a sua utilização pretendida. Além disso, em comparação com um carro médio, um Microlino consome cerca de 60% menos CO₂ durante a sua operação e produção, afirma Merlin Ouboter, cofundador da Microlino.

Com esta colaboração com a Microlino, a Swiss envia um sinal claro na direção de operações de voo mais amigas do ambiente. Demonstra também o grau de sensibilização dos colaboradores para a questão da sustentabilidade, que estão a aderir e a promover este desenvolvimento positivo com ideias inovadoras.

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