A chinesa Zeekr, marca do grupo chinês Geely, dono também da Volvo, revelou baterias de veículos elétricos melhoradas que suportam carregamento ultrarrápido a 5,5C.

Quando uma bateria suporta um carregamento a 5,5C, isso significa que ela pode ser carregada a uma taxa 5,5 vezes maior que a sua capacidade nominal.

Por exemplo, se uma bateria tem uma capacidade de 100 Ampere-horas (Ah) e é carregada a 1C, isso significa que está a ser carregada a 100 amperes e levaria uma hora para carregar completamente (de 0% a 100%).

Assim, se essa mesma bateria de 100Ah for carregada a 5,5C, estará a ser carregada a 550 amperes. Nesse caso, o tempo teórico para carregar completamente a bateria seria aproximadamente 1/5,5 do tempo normal, ou seja, cerca de 10,9 minutos.

Sabia que…
a Zeekr abriu mais de 500 estações de carregamento ultrarrápido na China, com mais de 2.700 postos de carregamento, todos capazes de suportar carregamento a 800V? A empresa planeia expandir a rede para 1.000 estações de carregamento ultrarrápido em 2024 e operar mais de 10.000 postos de carregamento ultrarrápido em 2026.

Em termos práticos, uma taxa de carregamento de 5,5C significa que a bateria pode ser carregada muito rapidamente. No contexto dado, essa tecnologia indicada pela Zeekr permite carregar a bateria de 10% a 80% em apenas 10,5 minutos.

Estas novas baterias permitem que os veículos carreguem de 10% a 80% em apenas 10,5 minutos.

Esta velocidade de carregamento já foi colocada num automóvel da Zeekr, sendo alcançada pelo novo modelo do construtor, que tem como nome “007”. Esse primeiro veículo com a nova bateria será lançado no começo de 2025.

As baterias são de fosfato de ferro-lítio (LFP) e têm esta prestação quando conectadas aos postos de carregamento ultrarrápido Zeekr V3. No mercado, são vários os modelos automóveis com baterias de fosfato de ferro-lítio, caso do BYD Dolphin e Seal ou alguns Tesla Model 3 e Model Y.

Graças aos materiais otimizados e à tecnologia atualizada, a velocidade é superior à alcançada pelas atuais baterias de níquel-cobalto-manganês.

Em comunicado, a Zeekr afirma que “graças ao sistema de gestão de baterias (BMS) melhorado, a experiência de carregamento do veículo mantém-se estável e rápida, mesmo em condições ambientais adversas. A temperaturas tão baixas como -10 graus Celsius, os veículos carregam de 10% SOC a 80% SOC em apenas 30 minutos, garantindo aos utilizadores um desempenho de carregamento rápido e fiável”.

As novas baterias para EV foram desenvolvidas pela equipa interna de investigação e desenvolvimento (I&D) de propulsão elétrica da Zeek, mais concretamente da Quzhou Jidian Electric Vehicle Technology (QJEVT), uma subsidiária da Geely, que também é autora dos motores.

Zeekr 007: tração traseira e tração integral

O Zeekr 007 tem 4,8 m de comprimento e 1,4 m de altura e uma distância entre eixos de 2,9 m. Dependendo da configuração da transmissão, o peso em vazio do Zeekr 007 varia entre 2150 e 2290 kg. Pode atingir uma velocidade máxima limitada a 210 km/h.

O Zeekr 007 de base está equipado com tração traseira com um único motor elétrico de 421 cv. A versão de tração integral do Zeekr 007 tem dois motores elétricos: o motor dianteiro produz uma potência de 224 cv, enquanto o motor traseiro atinge 421 cv. No total, o grupo motopropulsor deste sedan elétrico debita uma potência de 645 cv.

Existem duas opções de bateria disponíveis: LFP da QJEVT; e Níquel, Manganês e Cobalto (NMC) da joint venture Geely-CATL.

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