A Waymo, empresa de desenvolvimento de tecnologia para carros autónomos que é parte da Alphabet Inc., conglomerado proprietário do Google, revelou detalhes da sua tecnologia de condução autónoma “Geração 6”, a qual evidencia já um grande salto em frente no desenvolvimento de robotáxis.
De acordo com a Waymo, o novo sistema, integrado em veículos elétricos da Zeekr, do grupo Geely, visa melhorar o desempenho numa gama mais vasta de condições meteorológicas, reduzindo simultaneamente os custos através de hardware otimizado.
A empresa apresentou o novo robotáxi em Mountain View, Califórnia, destacando o design mais compacto do veículo elétrico e as caraterísticas interiores mais acessíveis, incluindo um degrau baixo e maior espaço para a cabeça.
Satish Jeyachandran, vice-presidente de engenharia da Waymo, expressou confiança em trazer esta geração autónoma para o mercado mais rapidamente do que as suas antecessoras, citando avanços no learning machine (aprendizagem de máquina) e no desempenho de semicondutores.
Uma das principais melhorias na tecnologia autónoma da Geração 6 é a redução do número de sensores sem comprometer a segurança ou o desempenho. A nova configuração inclui 13 câmaras (em vez de 29), 4 sensores lidar (em vez de 5), 6 unidades de radar e um conjunto de recetores de áudio externos. Esta configuração, apesar de mais simplificada, foi concebida para proporcionar uma visão de 360 graus dos arredores do robotáxi até 500 metros de distância, de dia e de noite, em várias condições climatéricas.
Além disso, a Waymo investiu no desenvolvimento de sensores personalizados, incluindo tecnologias Lidar e de radar. Os novos sensores incluem limpa para-brisas para remover a sujidade e a precipitação, aumentando a sua fiabilidade em condições meteorológicas adversas. A empresa também se concentrou em melhorar o desempenho do sistema em condições de inverno, um passo crucial para expandir as suas capacidades operacionais.