Em 2022, o carvão betuminoso (ou hulha) foi, pela primeira vez, ultrapassado pela energia solar na produção de eletricidade na União Europeia (UE), sendo que a proporção de energia solar na produção total de eletricidade da UE foi de 210.249 gigawatt-hora (GWh), em comparação com 205.693 GWh para o carvão betuminoso.

A Polónia e a República Checa são os dois únicos produtores de hulha na UE, sendo que apenas a Polónia a utiliza como fonte principal de produção de eletricidade. A lenhite, uma categoria de carvão com menor teor energético, é utilizada na produção de eletricidade por 9 países da UE e foi a fonte de 241.572 GWh de eletricidade.

Evolução da proporção dos diferentes combustíveis na produção de eletricidade, na UE, de 1990 a 2022

Em 2022, a Rússia continuou a ser o maior fornecedor de hulha à União Europeia, com 24%, à frente dos Estados Unidos (18%) e da Austrália (17%). No entanto, na sequência da proibição da UE de importações de hulha da Rússia, que entrou em vigor em agosto de 2022 devido à guerra de agressão contra a Ucrânia, as importações da Rússia caíram para 27 milhões de toneladas em 2022. Isto equivale a uma diminuição de 45 % em comparação com 2021.

Consumo interno e produção de produtos de carvão primário, UE, 1990-2023.

Produção e consumo de carvão da UE ao seu nível mais baixo em 2023

Os dados mensais preliminares do Eurostat sugerem que, em 2023, a produção e o consumo de carvão da União Europeia diminuíram para os seus níveis mais baixos registados, atingindo 274 milhões de toneladas (-22% em comparação com o ano anterior) e 351 milhões de toneladas (-23 %), respetivamente. Com uma redução de mais de 100 milhões de toneladas no consumo de carvão, esta parece ser uma das maiores reduções anuais históricas observadas para o combustível na União Europeia. Em 2023, a Alemanha (37%) e a Polónia (27%) eram os principais consumidores de carvão na UE, representando quase dois terços.

Artigo anteriorCondução autónoma: nova geração de robotáxi da Waymo dá grande salto tecnológico
Próximo artigoComo a Audi está a descarbonizar a sua produção