A Stellantis refere que é o primeiro fabricante de automóveis a promover a economia circular no desenvolvimento de lubrificantes, introduzindo um lubrificante premium e sustentável.

Disponível na Europa, o Quartz EV3R 10W-40 reforça a gama de produtos SUSTAINera RECYCLE, recentemente lançada.

As estratégias de Economia Circular “4R” da Stellantis (Reman, Repair, Reuse, Recycle/Reconstrução, Reparação, Reutilização, Reciclagem) e “3R” da TotalEnergies Lubrifiants (Reduce, Reuse, Regenerate/Reduzir, Reutilizar e Regenerar) para a gestão responsável dos produtos em fim de vida e dos resíduos daí resultantes, convergiram na marca partilhada TotalEnergies Lubrifiants – SUSTAINera inerente ao Quartz EV3R 10W-40, lubrificante feito a partir de óleos de base regenerados premium. As empresas referem-se a ele como o primeiro lubrificante sustentável do mercado.

Sendo regenerado, este é um óleo usado que foi submetido a um processo de refinação, visando restaurar as suas qualidades e capacidades.

Esta cooperação representa mais um passo na parceria de longa data entre a TotalEnergies Lubrifiants e a Stellantis.

Para alcançar o lubrificante Quartz EV3R 10W-40, a equipa de I&D da TotalEnergies Lubrifiants criou um óleo de motor de tecnologia sintética de economia circular, formulado a partir de óleos de base regenerados que cumprem as normas de qualidade SUSTAINera, cumprem os requisitos de desempenho de muitos outros fabricantes de automóveis e oferecem o mesmo desempenho que um equivalente baseado em óleos virgens.

Segundo a Total, o lubrificante Quartz EV3R 10W-40 reduz o desgaste até 46% em relação aos limites de desgaste da indústria e melhora a limpeza do pistão até 20% em comparação com a formulação de óleo base virgem.

Menor pegada de carbono

Segundo as duas empresas, o Quartz EV3R 10W-40 tem uma pegada de carbono até 50% mais baixa do que a geração anterior do Quartz 7000 10W-40, no perímetro da criação à saída de fábrica (cradle-to-gate).

Utiliza óleos usados de elevada qualidade provenientes de várias fontes, numa abordagem de economia circular e conceção ecológica.

A embalagem está em linha também com uma preocupação ecológica: o lubrificante está disponível em garrafas de 1 litro e de 5 litros, concebidas com 50% de plástico reciclado e sendo, elas próprias, 100% recicláveis.

Artigo anteriorEmissões de gases com efeito de estufa diminuem em 20 países da UE
Próximo artigoMunicípio de Leiria definiu plano para ação climática até 2050