Nesta altura do ano, com o calor há uma maior afluência às lojas à procura de ventoinhas e equipamentos de ar condicionado. Mas como otimizar a utilização do ar condicionado, promovendo a sustentabilidade e reduzindo o consumo energético e, consequentemente, a fatura da eletricidade?
A Daitsu, marca especializada no setor do ar condicionado, deixa alguns conselhos práticos:
1. Ao escolher um ar condicionado, conheça as suas características técnicas para perceber se correspondem aos seus requisitos.
2. Opte pela classe energética mais elevada (geralmente indicadas no próprio aparelho ou no certificado energético), garantindo assim a máxima eficiência.
3. Cada espaço é único pelo que é essencial que o equipamento tenha as dimensões apropriadas para otimizar o seu desemprenho e garantir um consumo de energia controlado.
4. Fluxo de ar desobstruído. Certifique-se que a altura e a disposição do interior são adequadas, para que o fluxo de ar possa circular facilmente e climatizar a divisão mais rapidamente, logo gastando menos energia.
5. Um bom isolamento térmico aumenta a eficiência. As janelas e a porta de entrada são os principais pontos de fuga do ar condicionado. Garantir este isolamento permite reter o calor dentro de casa durante o inverno e manter o ar frio no interior durante o verão, poupando no consumo e, consequentemente, na fatura energética.
6. Evite ligar e desligar continuamente o equipamento. Esta prática gera picos de consumo e custo de energia. O conselho da Daitsu é que deverá optar sempre pela tecnologia Inverter para ajustar o desempenho às necessidades do momento. A Deco-Proteste explica em que consiste essa tecnologia: “Num aparelho de ar condicionado com tecnologia Inverter, o compressor nunca desliga e funciona continuamente, ajustando as suas condições de operação, permitindo manter a temperatura estável. Já nos aparelhos com tecnologia ligar/desligar, assim que é atingida a temperatura ambiente desejada, o compressor desliga automaticamente. Quando a temperatura ambiente aumenta, por exemplo, o compressor liga novamente na velocidade máxima e arrefece o ambiente”.
A Deco/Proteste complementa a sua explicação: “Como acontece com qualquer motor, os aparelhos de ar condicionado usam mais energia no arranque do que quando estão a funcionar à velocidade ideal. Por isso, quanto menos vezes o compressor precisar de ligar, menos eletricidade será necessária. Para tirar o melhor proveito de um aparelho de ar condicionado com tecnologia inverter, o ideal é que defina a temperatura adequada para a divisão e que deixe o aparelho fazer o seu trabalho, sem interferências. Até poderá sentir-se tentado a desligá-lo quando a temperatura da divisão atingir um nível confortável, mas não deve fazê-lo. Deixe o aparelho funcionar eficiente e silenciosamente, mantendo a temperatura que definiu previamente. Desligue-o apenas se a divisão não estiver ocupada e não precisar de ser climatizada”.
7. A temperatura influencia o desempenho. Ajustar o termóstato para uma temperatura intermédia facilitará um desempenho mais eficiente e evitará o esforço excessivo da máquina. A Daitsu recomenda um mínimo de 27ºC no verão e um máximo de 19ºC no Inverno.
8. A limpeza dos filtros é essencial: manter os filtros limpos ou renová-los no final de cada verão ou de cada inverno permitirá que a máquina tenha um desempenho ótimo durante mais tempo, tanto em termos de conforto térmico como de qualidade do ar.
9. Programar a manutenção preventiva. Fazê-la regularmente – pelo menos uma vez por ano – ajuda a prolongar a vida útil do equipamento e mantém o seu desempenho em condições ótimas.
10. Recorra sempre a profissionais certificados para lhe instalarem e verificarem o aparelho: é essencial para garantir o melhor estado do equipamento. Em caso de avaria, procure o apoio de profissionais certificados em manuseamento para garantir um trabalho bem feito.