Um DeLorean DMC-12 elétrico será um dos automóveis estrela do Salon Privé 2024, após a renomada empresa internacional de tecnologia EV Electrogenic confirmar a sua participação neste conceituado evento de verão no Palácio de Blenheim.
O icónico carro herói dos filmes “Regresso ao Futuro” (“Back to the Future”) “agora finalmente tem a performance desportiva que a sua forma futurista sempre mereceu,” com o kit de conversão EV personalizado ‘plug and play’ da Electrogenic a transformar o supercarro dos anos 80. Oferece mais de 240 km de condução elétrica reais e pode utilizar os mais recentes carregadores rápidos CCS para recargas rápidas.
O DeLorean DMC-12, a visão do ex-executivo da GM John DeLorean, foi desenhado em parceria com a Lotus, construído em Belfast e lançado em meados de 1981. Com um design em forma de cunha e portas de abertura vertical que atraem multidões, a característica principal do modelo era a sua carroçaria em aço inoxidável, garantida para não enferrujar. A tecnologia resistiu ao teste do tempo; surpreendentemente, três quartos dos mais de 9.000 DeLorean construídos ainda estão na estrada.
O motor V6 de baixa tecnologia da Renault foi sempre o elo mais fraco do DeLorean DMC-12. Estrangulado por catalisadores para cumprir as rigorosas regulamentações de emissões dos EUA, produzia apenas 130 cv, o que resultava numa performance notoriamente morna para aquilo que o seu design sugeria.
A conversão da Electrogenic, que é totalmente reversível, substituiu o morno motor V6 por um motor elétrico que produz quase 220 cv. Este motor aciona uma caixa de velocidades de relação fixa que move as rodas traseiras. Tem uma bateria de 43 kW, que é instalada no lugar que era ocupado pelo depósito de combustível, sob o compartimento de bagagem dianteiro e acima do motor elétrico na traseira.
O Salón Privé 2024 realiza-se de 28 a 31 de agosto, no reino unido.
A performance ganha outros números: o DeLorean a gasolina demorava pouco mais de 10 segundos para atingir os 100 km/h a partir do repouso; o Electrogenic DMC-12 demora menos de 5 segundos. É o primeiro veículo da Electrogenic a ter controlo de arranque também. Como em qualquer modelo 100% elétrico, há binário instantâneo disponível e amplas reservas de potência a qualquer velocidade em movimento. O modelo possui também travagem regenerativa ajustável e perfis de condução selecionáveis, desde o ‘Eco’ que aumenta a autonomia até ao ‘Sport’ ultra-rápido. A conversão tem um custo na casa dos 76 mil euros.
“O facto de a Electrogenic ser uma empresa britânica sediada a poucos quilómetros do Palácio de Blenheim, em Kidlington, Oxfordshire, torna a sua aparição no Salon Privé 2024 ainda mais apropriada. Estou ansioso para ver a reação a este desenvolvimento fantástico, que os nossos convidados do Reino Unido e internacionais irão achar fascinante” – David Bagley, diretor do Salon Privé
Dado o seu papel de destaque em “Regresso ao Futuro”, o EV tem, de forma adequada, características extra que o tornam mais moderno, incluindo Apple CarPlay com ecrã tátil e um painel de instrumentos virtual personalizado que exibe os modos de condução, utilização da bateria e estado de carga. O sistema de ar condicionado foi melhorado, e o sistema EV tem funcionalidade de vehicle-to-load (V2L), permitindo aos proprietários carregar um portátil, alimentar um frigorífico ou até carregar outro veículo em movimento.
O CEO da Electrogenic, Steve Drummond, afirma que o DeLorean DMC-12 está destinado a ser uma das estrelas do Salon Privé 2024. “A nossa equipa de engenharia ficou impressionada com a resposta que o automóvel recebe do público; gera interesse e entusiasmo como nenhum outro. As pessoas estão constantemente a parar-nos, fãs do DeLorean a pedir fotos ou a quererem dar uma olhadela mais de perto ao carro. É claro que o DMC-12 tem um lugar especial no coração de muitos.”
O Diretor do Salon Privé, David Bagley, também se regozija com a presença da viatura no evento: “O mundialmente famoso DeLorean é sempre uma grande atração, e este desenvolvimento incrível da Electrogenic cria, sem dúvida, o melhor DMC-12 de sempre. O motor sempre foi o seu ponto fraco, por isso substituí-lo por um potente sistema elétrico de longa autonomia transforma-o, sem dúvida, no carro de alta tecnologia de ficção científica que deveria ter sido”.