Os navios de cruzeiro são grandes poluidores e, frequentemente, estão debaixo de fogo dos ambientalistas. Em resposta, a MSC Cruzeiros, um dos grandes operadores de cruzeiros do mundo, anunciou que as emissões da sua frota de navios serão reduzida em até 15% em 2026, graças à introdução de uma nova ferramenta de otimização de planeamento de itinerários denominada OptiCruise.
A estratégia da MSC Cruzeiros para atingir zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as suas operações marítimas está focada em três áreas principais: tecnologia de navios e motores, eficiência operacional e combustíveis renováveis.
O OptiCruise insere-se no âmbito da eficiência operacional, com a companhia de cruzeiros a fazer uma maior utilização da digitalização para aumentar a eficiência no consumo de energia.
A companhia desenvolveu um novo modelo matemático com a OPTIMeasy, uma empresa de investigação afiliada à Universidade de Génova, que examinou vários fatores que influenciam o planeamento de cada um dos itinerários da MSC Cruzeiros para alcançar o nível ideal de eficiência para uma viagem, mantendo ou aumentando a satisfação dos passageiros.
Tradicionalmente, o planeamento de viagens no setor global de cruzeiros tem sido fortemente orientado para a atratividade dos destinos dos navios para potenciais turistas.
O OptiCruise alarga o âmbito de aplicação para incluir vários outros aspetos que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequência das escalas, as horas de partida e de chegada aos portos, a velocidade do navio, a atração e o interesse dos destinos para o turista, as excursões em terra e os custos operacionais, como o combustível, as taxas portuárias e as provisões alimentares.
O OptiCruise foi desenvolvido no âmbito do Projeto CHEK, financiado pela União Europeia, que foi criado para investigar e testar várias oportunidades de transporte marítimo com baixo teor de carbono, incluindo tecnologias de energia e projetos inovadores de navios.
O modelo matemático foi aceite para desenvolvimento pelo CHEK Project, uma vez que foi reconhecido como um fator que poderia reduzir substancialmente as emissões não apenas para a MSC Cruzeiros, mas em toda a indústria de cruzeiros.
O CHEK Project faz parte do programa de Investigação e Inovação Horizon da União Europeia e é liderado pela Universidade de Vaasa, na Finlândia. O consórcio inclui, para além da MSC Cruzeiros, a World Maritime University a Wärtsilä, a Cargill e a Lloyds Register, entre outras.
Os algoritmos da ferramenta utilizam todas as informações para identificar itinerários otimizados, que continuam a ser atrativos para os passageiros, ao mesmo tempo que permitem a eficiência energética.
De acordo com esta empresa, o planeamento do itinerário dos navios de cruzeiro ocorre normalmente dois anos antes de uma viagem e os benefícios do OptiCruise serão evidenciados em 2026, quando a frota da MSC Cruzeiros contar com 24 navios.
O MSC Bellissima foi escolhido para avaliar o protótipo da tecnologia durante um período de 12 meses, enquanto o navio navegava entre 17 portos no Mar Mediterrâneo.
“A equipa da OPTIMeasy calcula que a poupança média de combustível feita e as emissões reduzidas pela utilização do OptiCruise estão na ordem dos 10-15 %, o que é um passo significativo na nossa ambição de atingir o nosso objetivo de zero emissões de gases com efeito estufa até 2050 para as nossas operações marítimas”, afirma Michele Francioni, Chief Energy Transition Officer, da MSC Cruises.