Nesta altura do ano, de tempo quente e seco, os bombeiros são muito solicitados para apagar fogos, sobretudo florestais, sendo frequente ouvir-se que os meios são sempre insuficientes para acudir às necessidades. Na Coreia do Sul vem uma história bem diferente, de uma corporação de bombeiros que recebeu do Grupo Hyundai um autocarro com todas as comodidades para os bombeiros poderem descansar nas pausas do combate às chamadas.

O autocarro de apoio acompanha os operacionais para o teatro das operações onde decorre o combate às chamas, tendo a particularidade de ser a hidrogénio.

Vamos aos pormenores: o Hyundai Motor Group forneceu um autocarro a pilhas de combustível de Hidrogénio especialmente equipado para a Agência Nacional de Bombeiros da Coreia do Sul, proporcionando um local móvel para os bombeiros recuperarem das condições extremas que enfrentam diariamente quando combatem incêndios no cumprimento do seu dever.

Este Autocarro de Apoio com Célula de Combustível de Hidrogénio destaca a cadeia de valor do hidrogénio defendida pela Hyundai, desde a produção ao armazenamento, transporte e utilização.

Este exclusivo autocarro a Hidrogénio baseia-se no veículo elétrico de célula de combustível (FCEV) Hyundai Universe e foi concebido com o contributo dos bombeiros coreanos.

Mais especificamente, o veículo foi doado ao Corpo de Bombeiros da ilha coreana de Jeju, ilha conhecida pelas suas abundantes fontes de energia limpa e pelo seu compromisso com a transição energética. A corporação de bombeiros local também participou na conceção do bus para melhor se adaptar às necessidades operacionais.

Este autocarro Hyundai a hidrogénio cedido aos bombeiros coreanos permite que os operacionais recuperem do calor extenuante.

Os bombeiros veteranos coreanos encorajam os seus colegas mais jovens a fazer uma pausa durante o combate intenso ao fogo, reforçando a necessidade de valorizar tanto a sua própria vida como a dos outros.

Os bombeiros são colocados em turnos em incidentes de incêndio de grande escala, com intervalos operacionais que variam de 20 a 30 minutos. Durante os seus períodos de descanso, os bombeiros podem recuperar no interior do Autocarro de Apoio, com a célula de combustível de hidrogénio do veículo a emitir água pura. O veículo funciona silenciosamente e é livre de vibrações para proporcionar um melhor espaço de descanso e revitalização.

O Autocarro de Apoio foi concebido para melhorar o ambiente de recuperação dos bombeiros e inclui espaço de reunião em forma de U com sofás para criar uma atmosfera que aumente a interação, dispondo igualmente de assentos reclináveis de primeira qualidade para um espaço de recuperação mais confortável.

O autocarro tem ainda uma área de cozinha compacta que garante aos bombeiros um acesso fácil à alimentação, está provido de tenda de ar exterior com alimentação elétrica a partir do autocarro de apoio e tem, entre o seu equipamento, uma pistola de ar de alta pressão e outra de água de alta pressão para remover contaminantes do equipamento de salvamento dos bombeiros.

O autocarro possui também uma área de armazenamento de vestuário resistente ao fogo para evitar potenciais contaminações secundárias.

O hidrogénio e o oxigénio são fornecidos à célula de combustível do Universe FCEV para gerar eletricidade, alimentando o veículo e permitindo que os bombeiros utilizem o ar condicionado, o aquecimento e outras funções sem gerar emissões de dióxido de carbono.

O Autocarro de Apoio a Pilhas de Combustível de Hidrogénio é alimentado por hidrogénio verde produzido no Complexo de Produção de Hidrogénio Verde na Ilha de Jeju e destaca a forma como o Grupo pretende estabelecer um ecossistema baseado no hidrogénio.

Artigo anteriorSemana Europeia da Mobilidade começa a mexer
Próximo artigoPortuguesa Tether constrói algoritmo para por donos de elétricos a lucrar