Copenhaga lança nova iniciativa de economia verde, CopenPay

0
<strong>Copenhaga lança nova iniciativa de economia verde, CopenPay</strong>

Há uma necessidade de mudar a mentalidade dos turistas e encorajá-los a fazer escolhas mais verdes. Os dados mostram uma grande predisposição, com 82% dos visitantes a afirmarem que querem agir de forma sustentável, mas apenas 22% já alteraram o seu comportamento. É por isso que a organização oficial de turismo de Copenhaga introduz o CopenPay – uma nova iniciativa que transforma ações verdes em moeda para experiências culturais. É ambição de Copenhaga inspirar os visitantes a fazer escolhas conscientes ao nível ambiental.

O CopenPay recompensa ações como andar de bicicleta, participar em campanhas de limpeza ou voluntariar-se em quintas urbanas com acesso a uma variedade de experiências enriquecedoras e maravilhas quotidianas de Copenhaga. Isto inclui visitas guiadas gratuitas a museus, aluguer de caiaques e até um almoço vegetariano gratuito feito com produtos locais.

Por exemplo, os visitantes que chegarem à Galeria Nacional da Dinamarca com resíduos plásticos serão convidados a participar num workshop para transformá-los numa peça de arte. Da mesma forma, utilizar transporte público ou bicicleta para chegar à icónica central térmica de Copenhaga dá direito a uma experiência única de descer a pista de esqui no telhado do edifício.

“Para nós é uma estratégia prioritária tornar as viagens mais sustentáveis. E só vamos conseguir se conseguirmos colmatar o grande fosso entre o desejo dos visitantes de agir de forma sustentável e o seu comportamento real. Pode parecer simples, mas não é. Queremos que os visitantes façam escolhas conscientes e verdes e que, idealmente, acabem por ter experiências ainda melhores durante a sua visita. Através do CopenPay, pretendemos incentivar o comportamento sustentável dos turistas, ao mesmo tempo que enriquecemos a sua experiência cultural no nosso destino. É um passo experimental e pequeno em direção a uma nova mentalidade entre os viajantes, e uma entre muitas iniciativas que estamos a realizar para tornar as viagens mais sustentáveis”, afirma Mikkel Aarø-Hansen, CEO da Wonderful Copenhagen.

A simplicidade do sistema permite uma fácil participação: os turistas podem mostrar um bilhete de comboio, chegar de bicicleta ou apresentar outra prova simples de ações verdes para resgatar as suas recompensas. Este verão, todos os turistas são convidados a participar no CopenPay, com atualizações regulares sobre as atrações disponíveis e recompensas em copenpay.com.

Lançado com mais de 20 atrações este verão, o CopenPay visa não só melhorar a experiência local dos visitantes, mas também inspirar outros destinos.

“Devemos transformar o turismo de um fardo ambiental numa força para a mudança positiva, e um passo importante nesta transformação é mudar a forma como nos deslocamos no destino, o que consumimos e como interagimos com os locais. Com o CopenPay, queremos que tanto os viajantes como as atrações locais se concentrem nas mudanças e escolhas que precisamos de fazer”, diz Mikkel Aarø-Hansen, e conclui: “Dado que viajar é algo internacional, o nosso sucesso depende das escolhas das pessoas e dos destinos em todo o mundo. Por isso, também nos esforçamos por inspirar comportamentos sustentáveis e a apreciação cultural em todo o mundo”, acrescenta Mikkel Aarø-Hansen.

“Estou entusiasmada por ver uma iniciativa como o CopenPay, que combina a nossa rica vida cultural com um forte compromisso com a sustentabilidade. Ao converter ações verdes em moeda para experiências culturais, os turistas têm uma oportunidade única de explorar Copenhaga de uma forma que beneficia tanto o ambiente como a comunidade local. Isto alinha-se perfeitamente com os nossos valores e ambições de promover soluções sustentáveis em Copenhaga”, afirma Sophie Hæstorp Andersen, presidente da Câmara de Copenhaga.

A esperança é não só continuar o projeto piloto, mas também inspirar outras cidades ao redor do mundo a introduzir iniciativas semelhantes.

Fotografia: VisitCopenhagen