De acordo com os dados da Consultia Business Travel, uma empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais e MICE (turismo de reuniões, incentivos, conferências e exposições, em inglês “Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions tourism”), cada vez mais empresas solicitam aos organizadores de eventos corporativos que concedam prioridade à seleção de locais amigos do ambiente, sendo que muitos deles exigem a implementação de práticas sustentáveis durante os seus eventos. Percebe-se, assim, que o compromisso das empresas com a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à organização de eventos MICE.

Foto: Martin Adams/Unsplash

Neste sentido, Renato Peña, diretor de MICE da Consultia Business Travel, sublinha que “as empresas estão particularmente atentas à sustentabilidade do seu evento corporativo e escolhem, na organização dos mesmos, empresas organizadoras que lhes possam trazer valor no domínio da sustentabilidade, incluindo os vários intervenientes ao longo de toda a cadeia de valor, como o transporte, o alojamento, os espaços para eventos, etc., que correspondam a esses pedidos.”

Algumas ações que fazem a diferença para as empresas que querem ser mais sustentáveis são, por exemplo, a proximidade dos destinos de um evento: optar por realizar o evento numa cidade próxima ou, por exemplo, na cidade onde a empresa está localizada, trará uma redução considerável na pegada de carbono.

Foto: Claudio Schwarz/Unsplash

As empresas optam por ações sustentáveis como a procura de espaços de proximidade, a correta gestão do catering ou a sensibilização sustentável dos participantes.

“No entanto, as empresas que optam por organizar o evento noutra cidade devem ter em conta que, de todos os meios de transporte existentes, o comboio é normalmente o menos poluente de todos. Isto porque emite menos CO2 e transporta um maior número de pessoas”, aponta esta consultora.

Há ainda outros pormenores que, cada vez, mais empresas valorizam na organização de eventos. Entre eles, a gestão do catering. Atualmente, há uma tendência para a seleção de produtos de origem local, embalagens reutilizáveis ou recicláveis e uma gestão correta dos resíduos, através da quantificação exata dos participantes e do seu compromisso de presença.

Foto: The Climate Reality Project/Unsplash

Por outro lado, acrescenta a Consultia Business Travel, muitas empresas começam já implementam ações de comunicação interna que visam sensibilizar os seus colaboradores para o respeito pela natureza ou pela história do local visitado: “Estas ações sublinham que não se deve tocar em edifícios, monumentos e templos antigos com a preocupação de os preservar e, no caso de ecossistemas sensíveis, como os recifes de coral ou as florestas tropicais, informam os participantes sobre como causar o menor impacto possível e não os degradar. Salientam igualmente a importância de respeitar as pessoas, a cultura, os costumes, a gastronomia e as tradições das populações locais”.

Renato Peña afirma que o setor MICE continua a crescer, tudo apontando para que seja uma tendência que se manterá nos próximos anos. Nesse contexto “a sustentabilidade entra no tabuleiro do jogo e torna-se uma peça fundamental nos eventos MICE”, conclui Renato Peña.

Artigo anteriorSuíços criam bicicleta a hidrogénio
Próximo artigoMercedes-Benz eActros 600 percorreu 15.000 quilómetros em toda a Europa