
A Mercedes-Benz Trucks concluiu “com êxito” a sua tournée europeia com o eActros 600, um camião totalmente elétrico, após uma viagem de desenvolvimento de 45 dias por um total de 22 países, adianta comunicado da Mercedes-Benz Trucks. As duas unidades de pré-série do eActros 600 percorreram 15.269 e 15.939 quilómetros, respetivamente, sempre com uma massa combinada bruta de 40 toneladas. Ao longo de toda a rota, os camiões foram carregados exclusivamente em pontos de carregamento públicos.
Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks, destacou: “Os dois veículos de teste superaram a tournée com distinção. Foram quase sete semanas de experiências emocionantes e de encontros que nos permitiram recolher muitos conhecimentos valiosos. Uma viagem monumental como esta requer uma preparação e planeamento meticulosos, especialmente no que diz respeito ao carregamento em infraestruturas públicas. Embora as nossas experiências com as paragens para carregamento tenham variado bastante, ficou claro que o transporte de longo curso com baterias elétricas é viável. O alcance de 500 quilómetros do eActros 600, sem carregamento intermédio, foi sempre um fator de planeamento fiável.”
A tournée foi acompanhada por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, muitos dos quais tiveram a oportunidade de conduzir os camiões. A Mercedes-Benz Trucks irá partilhar informações detalhadas sobre as perceções e os resultados desta “Tournée de Teste Europeia do eActros 600 de 2024” durante a IAA Transportation em Hannover, em setembro.
Destinos destacados: Do Cabo Norte à Tarifa
A tournée começou oficialmente em Frankfurt, na Alemanha, a 11 de junho. Após viajar para o norte através da Alemanha, Dinamarca e Suécia, os camiões alcançaram o Cabo Norte na Noruega, o ponto mais setentrional da Europa acessível por estrada. A partir do final de junho, a rota continuou para sul, passando pela Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia, Itália, França e Espanha. Em Tarifa, Espanha, o ponto mais meridional da Europa Continental, assinalou-se outro momento alto da viagem, antes do regresso à Alemanha através de Portugal, França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.
Experiências em várias rotas com foco no consumo de energia
Com esta tournée, a Mercedes-Benz Trucks pretendeu ganhar uma experiência extensa em diferentes tipos de rotas, topografias e zonas climáticas, focando-se no consumo de energia. O fabricante partilhará estas descobertas com clientes interessados.
O eActros 600 tem uma bateria com uma capacidade superior a 600 quilowatt-hora, e um novo eixo de acionamento elétrico, desenvolvido internamente, que permite ao camião atingir uma autonomia de 500 quilómetros sem carregamento intermédio.
Segundo a fabricante alemã, “cerca de 60% das viagens de longo curso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilómetros, o que significa que a infraestrutura de carregamento nas instalações e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura de carregamento público é vital para viabilizar o camião elétrico para o transporte de longo curso em toda a Europa”.
Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 permitirá futuramente o carregamento em megawatts (MCS). Em abril deste ano, os investigadores da Mercedes-Benz Trucks carregaram com sucesso, pela primeira vez, um protótipo do eActros 600 numa estação de carregamento com uma potência de um megawatt no centro de desenvolvimento e testes em Wörth am Rhein. Os clientes poderão optar por uma pré-instalação para MCS. Assim que a tecnologia MCS estiver disponível e padronizada entre fabricantes, planeia-se a sua adaptação retroativa nos modelos iniciais do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma potência de aproximadamente um megawatt.
Visualmente, o camião de longo curso elétrico caracteriza-se por um design purista, com linhas claras e uma forma aerodinâmica. Em termos de rentabilidade para operadores de frotas, o camião elétrico pretende estabelecer novos padrões, substituindo a maioria dos camiões a diesel no segmento de transporte de longo curso. O conceito da Mercedes-Benz Trucks para o transporte de longo curso elétrico visa oferecer aos clientes uma solução holística, composta por tecnologia veicular, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.