A HydroRide Europe AG é uma empresa suíça que começou a desenvolver produtos de energia a hidrogénio em 2017 e concebeu uma bicicleta a hidrogénio, incluindo uma versão dobrável, bem como sistemas de geração e depósitos de energia.

A HYDRYD possui um gerador (externo à bicicleta) que transforma água purificada em hidrogénio em poucas horas, o qual é armazenado em recipientes que são trocados rapidamente, em 3-10 segundos. Esses recipientes são pequenos depósitos de hidrogénio substituíveis, no formato de uma garrafa de água, como a da imagem, aqui em baixo:

Com apenas 200 ml de água purificada, é possível produzir 20 g de energia de hidrogénio em 5 horas.

A HydroRide Europe desenvolveu a sua própria estação de carregamento que pode utilizar a energia solar como fonte de energia. Nesse caso, teremos hidrogénio verde.

“Só precisa de 0,2 litros de água destilada ou purificada e, idealmente, de uma fonte de energia alternativa (por exemplo, solar, eólica, hídrica) e, finalmente, após cerca de 5 horas, terá carregado o depósito com 20 gramas de hidrogénio. Os filtros podem ser reutilizados. Podemos retirá-los quando mudam de cor (o que significa que precisam de ser limpos)”, explica Benz.

Para quem não quiser adquirir este carregador, a empresa também está a estudar o desenvolvimento de hubs para troca de recipientes.

A autonomia das suas bicicletas é de 60 km e a sua velocidade máxima é de 23 km/h.

Estação de carregamento

Segundo a empresa, as bicicletas HYRYD, que têm 180 células de combustível, apresentam ainda menos peças móveis do que as bicicletas elétricas, o que permite reduzir os requisitos de manutenção e os custos de funcionamento.

“O resultado são apenas gotas de água que nem sequer se reconhecem, uma vez que desaparecem com a corrente de ar enquanto se anda de bicicleta. Estamos a oferecer soluções de emissões zero e absolutamente ecológicas movidas a hidrogénio com as nossas bicicletas e scooters de mobilidade inteligente”, esclarece o responsável da empresa.

“Inicialmente, desenvolvemos a Sports Bike 1.0. Atualmente, temos uma versão atualizada, com potência de motor otimizada e outras caraterísticas. A certificação CE será efetuada nos próximos meses. O mesmo se aplica à bicicleta de aluguer. A Sports Bike 2.0 é uma bicicleta completamente nova, desenvolvida com um ecrã incorporado e travões hidráulicos”, afirma Adam Benz, CEO da HydroRide Europe que refere que trabalha noutros veículos de micromobilidade a hidrogénio, segundo o mesmo conceito.

Artigo anteriorCopenhaga lança nova iniciativa de economia verde, CopenPay
Próximo artigoComo organizar eventos de empresas e viagens de negócios que sejam sustentáveis