Com o crescimento das vendas de veículos elétricos em todo o mundo, a procura de dispositivos de aviso sonoro para veículos elétricos está também a aumentar. Estes equipamentos, que são, de resto, obrigatórios, fazendo parte dos regulamentos de homologação de viaturas elétricas para reduzir os riscos de atropelamento, produzem sons artificiais para alertar os peões e os ciclistas para a presença ou aproximação de um automóvel 100% elétrico.
Num relatório de indústria recentemente atualizado publicado pela consultora Fact.MR, o mercado global de geradores de som para veículos elétricos deve atingir uma avaliação de US $ 115,5 milhões em 2024 e expandir-se ainda mais rapidamente com uma taxa de crescimento média anual, de 18,6% de 2024 a 2034. No final de 2034, a previsão é que este mercado específico tenha uma avaliação de US $ 739,3 milhões.
Por países
De acordo com a análise da Fact.MR, os mercados do Japão e da Coreia do Sul são analisados para se expandirem a taxas médias de crescimento anual de 18% e 19,7%, respetivamente, de 2024 a 2034.
A estimativa é que o mercado no México se expanda a um ritmo de crescimento ao ano de 20,9% até 2034.
Na região da América do Norte, o grande player será os EUA que deverão deter uma participação de 77,2% nesta região, até 2034.
O mercado de dispositivos de aviso sonoro para automóveis elétricos na Ásia Oriental deverá expandir-se a uma taxa anual de crescimento de 19,3% em média, até 2034.
Com base no canal de vendas, a Fact.MR perspetiva que o segmento de pós-venda de alertas sonoros atinja uma avaliação de mercado de US $ 25,4 milhões já este ano.
Calcula-se que o mercado norte-americano atinja um valor de 276,4 milhões de dólares até ao final de 2034.
Evolução do mercado
O mercado destes dispositivos de aviso sonoro está também a diversificar-se, produzindo sons personalizáveis, volumes ajustáveis e capacidades de áudio direcional. Paralelamente, à medida que os veículos autónomos forem ganhando protagonismo, prevê-se que estes equipamentos de alerta sonoro desempenhem um papel ainda mais crucial na garantia da segurança de peões e ciclistas em ambientes urbanos.
“Os fabricantes de geradores de som para veículos elétricos estão a concentrar-se em aprimorar os seus produtos, oferecendo sons personalizáveis, volumes ajustáveis e recursos de áudio direcional, atendendo aos requisitos regulatórios em evolução”, diz um analista da Fact.MR.
Um dos mais recentes desenvolvimentos é a integração de capacidades de som direcional, permitindo que os dispositivos geradores de sons emitam sons que ajudam os peões a identificar a direção de um veículo que se aproxima. Além disso, os fabricantes estão a explorar a utilização de inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem automática para adaptar os padrões de sonoros com base nas condições ambientais e de tráfego em tempo real.
Outro avanço é a incorporação de perfis sonoros personalizáveis, permitindo aos fabricantes de automóveis criar assinaturas áudio únicas que refletem a identidade da sua marca. Alguns dispositivos oferecem mesmo funcionalidades interativas, permitindo aos condutores personalizar os sons ou ajustá-los de acordo com os diferentes modos de condução.