O programa WISE (World-Changing Innovations for Sustainable Energies), promovido pelo gabinete NOVA Impact e pela Galp, em parceria com o Innovation Ecosystem da NOVA SBE, visa encontrar soluções inovadoras que possam transformar o panorama energético atual.
Na edição 2024, que foi lançada em março e acabou com o fim do ano letivo passado, durante 12 semanas, seis equipas participantes mostraram as suas ideias, com o projeto vencedor a recair numa equipa que introduziu o conceito de “banco de energia”.

A equipa vencedora é composta por Akil Mambuque (NOVA SBE), Marta Simão (NOVA FCT), Martina Baviera (NOVA SBE), Rodrigo Borba (NOVA FCSH) e Teresa da Cruz (NOVA FCT), com a mentoria de Ana Sofia Esteves.
A equipa do projeto escolhido recebe bilhetes para o European Innovation Academy, com todas as despesas pagas, uma oportunidade de shob shadowing na Galp e um Linkedin Badge.
O “Sunny Solar Bank” é uma aplicação que permite aos utilizadores depositarem a energia extra que produzem e utilizarem um algoritmo que prevê a disponibilidade de energia, sugerindo os melhores momentos para vendê-la à rede. Os lucros obtidos podem ser convertidos em descontos nas contas de energia ou investidos em projetos de energias renováveis.
Foi também atribuída uma menção honrosa à equipa que apresentou o projeto “NEWLY – Alternative Energy Storage Systems”. É uma proposta que pretende revolucionar os sistemas de armazenamento de energia através do desenvolvimento de um supercapacitor, um componente capaz de armazenar e fornecer uma elevada densidade de potencia elétrica num curto intervalo de tempo, que recorre à eletrónica em papel para aumentar a capacidade dos sistemas de armazenamento atuais. Foi desenvolvido pelos alunos da NOVA Beatriz Faria (FCT), Guilherme Caldeira (FCT), Constança Vieira (FCSH), com a mentoria do Professor António Câmara.
O júri foi composto por Júlia Seixas, Pró-reitora para a Sustentabilidade da NOVA; e João Ribeiro, Lead Open Innovation Manager, Mafalda Vasquez, Head of Attract, Select, Employee Experience and Belonging, e Pedro Ferreira, Commercial Innovation Unit Manager, todos da Galp.
Lançado em março, o WISE surgiu no contexto do protocolo estabelecido entre a Galp e a NOVA para a criação da NIRC (sigla inglesa para Comunidade de Investigação Interdisciplinar da NOVA), que promove a colaboração dentro da comunidade universitária e a inovação para enfrentar os desafios emergentes em sistemas energéticos sustentáveis.