A transição para a mobilidade elétrica passa por todos os setores, incluindo o das máquinas e viaturas utilizadas em obras e na construção e a CASE Construction Equipment, que já tinha introduzido alguns veículos de trabalho elétricos para substituir outros semelhantes com motores térmicos, lançou agora a 580EV, retroescavadora que o fabricante destaca como sendo a primeira elétrica do mercado.

De acordo com a empresa, a retroescavadora elétrica 580EV oferece a mesma potência e capacidades que a sua contraparte a gasóleo, mas com os benefícios adicionais de menores custos operacionais e emissões locais zero.

Esta viatura opera a 400 volts e tem uma bateria de iões de lítio de 84 kWh de capacidade bruta (71 kWh úteis), fornecendo até oito horas de autonomia com uma única carga. O motor garante 108 cv (80kW), com picos de 127 cv (95 kWh).

Um dos trunfos deste género de veículos é serem silenciosos, tornando-os uma ferramenta de trabalho ideal para centros urbanos, trabalhos noturnos e projetos indoor.

“[A retroescavadora elétrica 580EV] é um projeto que iniciámos porque os clientes a pediam. Qualquer pessoa que trabalhe em locais urbanos, para um município ou para um serviço público, compreende porquê. Porque nesses ambientes, as vantagens de uma retroescavadora elétrica, limpa e silenciosa, não são nenhum mistério. A nossa missão era construir a primeira com potência, desempenho, capacidades de elevação da carregadora e força do balde da retroescavadora comparáveis às do Diesel. Temos orgulho em dizer que a equipa cumpriu a missão. E agora a retroescavadora elétrica 580EV está aqui”, afirma a marca. Esta máquina faz parte da crescente linha de veículos elétricos da CASE, que agora inclui cinco modelos projetados para emissões zero e operações de baixo ruído, entre os quais a miniescavadora CX25EV.

Gama elétrica da CASE

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