Se é fã dos icónicos coupé e roadster britânicos dos anos 1960, que marcaram uma era com o seu design elegante e espírito desportivo, agora tem uma nova proposta no mercado: uma versão totalmente elétrica que combina o charme clássico desses modelos com a tecnologia moderna. E com volante à esquerda.
O nome RBW é derivado da primeira letra de cada nome dos três filhos do fundador e CEO, Peter Swain: Rose, Becky e Wesley. Atualmente, a RBW constrói à mão os modelos GT e Roadster na sua fábrica em Lichfield, Inglaterra. Mas, a futura produção de ambos os modelos ocorrerá na nova fábrica da RBW nos EUA.
A RBW EV Cars – o único fabricante de veículos elétricos do Reino Unido especializado em modelos desportivos clássicos britânicos feitos à mão cuja fábrica fica localizada em Lichfield, Inglaterra – anunciou os seus primeiros modelos Roadster e GT com volante à esquerda.
Ambos os veículos elétricos, inspirados nos icónicos desportivos britânicos dos anos 1960 e 1970, incluindo o MG Midget, representam os primeiros modelos de produção do fabricante de VE, construídos especificamente para o seu maior mercado: os EUA.
O processo de construção de cada Roadster e GT é manual.
“O lançamento global dos nossos primeiros modelos Roadster e GT com volante à esquerda é marcado pela enorme popularidade e procura pelos nossos desportivos clássicos britânicos elétricos nos EUA”, diz Peter Swain, CEO da RBW EV Cars. “Há sete anos, a RBW foi fundada com a missão de eletrificar e construir à mão (de novo) carros desportivos clássicos icónicos dos anos 60 e 70, e hoje representa um marco importante no que diz respeito ao trabalho de engenharia, operações e fabrico para produzir os primeiros modelos GT e Roadster que podem ser conduzidos nas estradas mais idílicas da América do Norte.”
O RBW Roadster é inspirado no MGB roadster. O RBW GT é inspirado no MGB-GT coupé. Têm 3,80 metros de comprimento, 1,52 metros de largura e 1,25 metros de altura. Em qualquer um dos casos, coupé ou roadster, são veículos totalmente novos, embora inspirados no passado. Não se trata de nenhuma transformação.
Velocidade não é tudo
A RBW também atualizou o desempenho se comprarmos os modelos originais do século passado. “Temos cerca de 210 cv no veículo dos EUA, ao contrário do V-8 original do MGB GT, que produzia 134 cv”, afirma Swain. Isto permite uma aceleração melhorada. E com uma distribuição de peso equilibrada e um habitáculo baixo e apertado, deverá sentir-se ainda mais rápido. “É como o Mazda MX-5”, observa Swain. “É o tipo de carro que nos põe um sorriso na cara.” Enquanto o MGB original precisava de 12 segundos para atingir os 100 km/h, a versão EV precisa de 8,9 segundos.
Swain refere que poderiam ter tornado os modelos, que têm um peso brido de 1300 kg, mais rápidos, “mas não nos preocupamos apenas com a velocidade. Porque quanto mais rápido formos, quanto mais dura for a suspensão, menor será o prazer. Não vamos fazer um modelo que vá dos 0 aos 100 km/h em quatro segundos. Se quisermos fazer isso, não o devemos fazer num clássico”, diz. “Eles não foram concebidos para isso. Temos uma responsabilidade no mercado”. Ainda assim, o GT, que é a versão coupé do RBW Roadster, irá receber um sistema de propulsão mais rápido no próximo ano, que deverá reduzir o tempo de aceleração dos 0-100 km/h para menos de 8 segundos.
O motor elétrico tem 70kW (94 cv), tendo um carregador de 3.5 kW.
Em termos de autonomia, o condutor dispõe de 260 km, mas o fabricante refere que é possível aumentar para 322 km se o cliente desejar a instalação de uma sétima bateria opcional que se somaria às seis existentes.
O GT tem tração traseira, incluindo um equilíbrio de peso de 50/50, tendo uma maior rigidez estrutural do que a versão sem capota.
O RBW Roadster tem uma autonomia de cerca de 260 km.
Personalizável
O interior do novo Roadster com volante à esquerda da RBW EV Cars é personalizável: desde os bancos de couro macio, costurados à mão, até aos acabamentos personalizados do painel de instrumentos, a RBW pode adaptar o interior de cada carro com base nas preferências do cliente. Os modelos dispõem de Apple Car Play e Android Auto, um leitor multimédia Pioneer com ecrã tátil de 9″, navegação por satélite, entre outros.
O roadster tem um preço de 139 mil dólares (127 mil euros) e o Coupé custa 151 mil dólares (137 mil euros).