Fundada em 2019, a Nyobolt, sediada em Cambridge, alavancou seus materiais de ânodo de carbono e óxido de metal patenteados, design de células de baixa impedância, eletrónica de potência integrada e controles de software para criar sistemas de bateria e carregamento com alta densidade de energia.

A empresa está agora a levar a sua tecnologia de baterias de alta densidade de potência e de carregamento rápido do laboratório para o mundo real, revelando o primeiro Nyobolt EV em funcionamento, protótipo de 1250 kg de peso que tem ares do Alpine A110 e do Lotus Elise. Concebido e projetado com a Callum, empresa do designer da Jaguar Ian Callum, o Nyobolt EV será utilizado para validar o desempenho da bateria da empresa.

Os primeiros testes efetuados este mês em veículos, utilizando potentes carregadores rápidos de 350kW (800V) DC, já confirmaram que a bateria de 50Ah 35kWh do Nyobolt EV pode ser carregada de 10% a 80% em quatro minutos e 37 segundos – com uma carga completa que permite ao protótipo atingir uma autonomia de 250 km WLTP. Isto é o dobro da velocidade da maioria dos veículos de carregamento mais rápido atualmente. Além disso, como os primeiros quatro minutos são a uma corrente constante de 500A, isto permite uma autonomia de 190 km após apenas quatro minutos de carregamento.

A marca revela que há, para já, conversas com oito construtores de automóveis para a possibilidade de virem a ter este género de tecnologia.

Para além das aplicações em ligeiros de passageiros, a tecnologia de carregamento rápido da Nyobolt deverá ser implementada na robótica e em veículos comerciais pesados, que procuram reduzir o tempo de inatividade e aumentar a produtividade.

Os planos de montagem de baterias da Nyobolt vão no sentido da produção poder começar em baixo volume no espaço de um ano, aumentando para 1000 packs em 2025. O modelo de fabrico flexível da Nyobolt permite volumes até dois milhões de células por ano, segundo explicam a empresa.

Ainda de acordo com a empresa, a arquitetura do Nyobolt EV permite ser adaptado às plataformas de EV existentes, proporcionando, igualmente, uma mudança na duração do ciclo da bateria. Os módulos de bateria do Nyobolt EV são arrefecidos através de placas frias com uma mistura de água/glicol. O circuito da bateria utiliza um compressor e condensador AC e um refrigerador de bateria, compatível com outros veículos desportivos, e resulta num módulo e num conjunto de baterias quase normalizados. A geração limitada de calor – não mais de 60°C durante um carregamento rápido ou uma condução de alto desempenho – é influenciada principalmente pela química das células de impedância ultrabaixa, indica a Nyobolt.

O cofundador e Diretor Executivo da Nyobolt, Sai Shivareddy, refere que, “apesar de alguns fabricantes de automóveis apresentarem tempos de carregamento rápidos na ordem dos 15 minutos, uma inspeção mais atenta revela que o carregamento é normalmente efetuado numa região SOC limitada, especificamente escolhida para limitar a quantidade de vida útil da célula; por exemplo, entre 20-80%. Normalmente, o perfil de carga apenas mantém estes níveis de carga de pico durante um curto período de tempo de carga. As células de baixa impedância da Nyobolt garantem que podemos oferecer sustentabilidade, prolongando a vida útil da bateria até 600 mil quilómetros, no caso do nosso demonstrador de tecnologia”.

Shane Davies, diretor de sistemas de baterias para veículos da Nyobolt, acrescenta: “Podemos permitir que as marcas de automóveis voltem a criar entusiasmo no segmento, que atualmente está literalmente sobrecarregado pela tecnologia de baterias antigas. A Nyobolt está a remover o obstáculo do carregamento lento e inconveniente, tornando a eletrificação apelativa e acessível para aqueles que não têm tempo para longos períodos de carregamento ou espaço para um carregador doméstico”.

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