Realizou-se no passado fim-de-semana a 4ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias, o Gaia Eco Rally. A dupla vencedora foi inédita esta temporada, com Carlos Silva/Sancho Ramalho, da equipa Prolama Competição, em BMW i3, no lugar mais alto do pódio.
Carlos Silva, vencedor do Gaia Eco Rally destaca o “bom rali” feito, e o facto de a sua equipa ter conseguido “fazer a diferença no dia de ontem e hoje consolidamos o primeiro lugar. Foi fundamental o trabalho do Sancho. Quero agradecer-lhe por partilhar comigo esta aventura. Uma palavra de agradecimento aos nossos patrocinadores nesta aposta da Prolama/Consilcar”.
O pódio ficou completo com os veículos da equipas do KIA – ACP Eletric – BP que, ao conseguirem o 2º e 3º lugar, ganharam a classificação coletiva.
Com este resultado no Gaia Eco Rally, Nuno Serrano e Alexandre Berardo reforçam a liderança do campeonato com 84 pontos e Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo ascendem à segunda posição com 63 pontos.
Numa prova com muita navegação, a dupla Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo alcançaram o 2º lugar final, sendo que, para este piloto, “ganhámos por equipas, fazendo o pleno de vitórias em 2024. Foi uma prova que não nos correu tão bem como gostávamos, mas foi um bom resultado em termos de campeonato que está muito disputado e ainda poderá ter vários vencedores.”
Para Nuno Serrano, que é navegado por Alexandre Berardo, “não ganhámos, mas foi uma prova que nos correu bem. Conseguimos o 3º lugar e com isso consolidamos o 1º lugar do campeonato. Vamos continuar a dar o nosso nas restantes provas e tentar chegar neste lugar ao final do ano”.
Na vertente da competição de Eficiência Energética do Gaia Eco Rally, Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher, em Dacia Spring 65, foram os que melhor uso fizeram da energia disponível na sua viatura. Os restantes lugares do pódio de eficiência energética foram ocupados por João Gonçalves/Pedro Condessa, em BMW i3s e Jorge Santos Silva/Helena Silva, em Kia e-Niro.
Organizado pelo Portugal Classic, o Gaia Eco Rally foi disputado em 265 Km, em três secções, com 13 setores de regularidade.
O Gaia Eco Rally contou, também, com uma Power Stage, discutida no Kartódromo de Baltar, onde quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi a dupla Nuno Serrano e Alexandre Berardo, ao volante de um Kia EV6. Ao lado desta dupla, ergueram as taças, no segundo posto, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV6 e, no terceiro lugar, Sérgio Magno/Ana Joaquim, em Peugeot E-3008.
O galardão para a melhor equipa feminina foi atribuído a Paula Joaquim e Sofia Escarigo, em Tesla Model S. No pódio feminino o segundo lugar foi para a dupla Ana Faria/Rita Nepomuceno, conduzindo um Hyuandai Kauai e o terceiro lugar foi ocupado por Jennifer Costa/Beatriz Pinto, ao volante de um Peugeot E-3008.
Luis Brito, organizador da prova, faz um balanço positivo da prova, destacando “os novos percursos que foram percorridos na edição deste ano, e o facto de a prova ter tido uma competitividade muito elevada com os cinco primeiros lugares em constantes mudanças até à última classificativa, o que indica bem que este tipo de competições se estão a tornar cada vez mais competitivas e a demonstrar que, ano após ano, vão surgindo novas equipas com capacidade para discutirem os lugares cimeiros da classificação”.
A próxima prova a disputar pelo KIA – ACP Electric – BP será o Eco Rally A Coruña, a disputar de 19 a 21 de setembro e que conta para o FIA Eco Rally Cup. Para o Campeonato de Portugal de Novas Energias a próxima prova será o Madeira Eco Rally, dias 5 e 6 de outubro.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO é composto por sete provas na sua edição de 2024. Até ao momento já se disputaram quatro.