A Carris Metropolitana lança esta quinta-feira uma aplicação (App) que irá dar informações aos passageiros, em tempo real, sobre horários e lotação dos autocarros da empresa.
O presidente do conselho de administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), Faustino Gomes, explica que a ‘App’ “não é um planeador de viagens”, mas um sítio onde se fornecem informações aos passageiros de forma a “dar confiança para poder usar a Carris Metropolitana”.
Rui Lopo, vogal da administração da TML, explicou que a ‘App’ vai permitir que se veja, em tempo real, se um autocarro da Carris Metropolitana “está atrasado e qual a lotação”, colocando “mais pressão aos operadores para cumprir horários”.
A aplicação vai permitir ainda uma pesquisa por paragem e por linha (nº de autocarro), podendo ser colocados alertas e avisos personalizados.
Para já, a App ainda não estará disponível a 100% para utilizadores cegos, reconhecendo os responsáveis a necessidade de trabalhar nalguns pormenores.
Faustino Gomes adianta que o objetivo é agregar todos os operadores [comboio, barcos] na aplicação, o que poderá acontecer “dentro de dois/três anos”, tendo em conta que há um grupo de trabalho e já houve uma candidatura conjunta a um projeto.
A Transportes Metropolitanos de Lisboa opera em 15 dos 18 concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (exceto Lisboa, Cascais e Barreiro).
“Por dia circulam 1.700 autocarros, conduzidos por três mil motoristas e transportando 620 mil passageiros/dia normalmente, tendo chegado aos 650 mil em pico” nas 730 linhas com 12.500 paragens, refere Rui Lopo.
O responsável adiantou que no final do ano prevê-se “mais 20% da procura do que existia em 2019”.
“É expectável chegar aos 165 milhões de passageiros transportados até dezembro deste ano”, disse este responsável, lembrando que em 2023 foram transportados 141 milhões de passageiros e que, entre janeiro e julho, houve concelhos que observaram um crescimento “acima dos 30%”.
A Carris Metropolitana é uma marca criada pela TML, sob a qual operam os transportes públicos rodoviários municipais e intermunicipais na Área Metropolitana de Lisboa (AML).
Em termos de circulação de transportes, a AML ficou dividida por quatro áreas.
A área 1 engloba as carreiras dos municípios da Amadora, Oeiras e Sintra, e intermunicipais de ligação a Lisboa e Cascais.
A área 2 corresponde aos municípios de Mafra, Loures, Odivelas e Vila Franca de Xira e intermunicipais de ligação a Lisboa.
A área 3 corresponde a Almada, Seixal e Sesimbra e a área 4 a Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.
A área 4 compreende os municípios de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.