A “Cidade do Zero”, um evento dedicado à sustentabilidade, decorre este fim-de-semana, nos dias 14 e 15 de setembro, no Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, em Lisboa.
A entrada é gratuita para um evento preenchido com palestras, workshops, mesas redondas, mercado de trocas, entre outras iniciativas que promovem um estilo de vida sustentável.
O evento recria uma cidade sustentável e inclusiva, contando com mais de 120 atividades.
O Crédito Agrícola, que é um dos patrocinadores da 3ª edição, promoverá dois painéis de discussão que colocarão ênfase no papel das instituições de financiamento para uma sociedade mais sustentável.
No dia 14 de setembro, às 13h30, decorre o painel “Podem as finanças salvar a agenda de desenvolvimento sustentável?”. Será moderado por Filipa Saldanha, Diretora do Gabinete de Sustentabilidade da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, e discutirá o papel do setor financeiro na transição para uma sociedade mais inclusiva e um planeta mais saudável. Serão exploradas questões como a banca responsável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Portugal, a regulação europeia e os novos instrumentos financeiros para a sustentabilidade, destacando a ligação intrínseca entre a responsabilidade bancária e o sucesso financeiro.
A acessibilidade e inclusão estão asseguradas nesta 3ª edição, pois o recinto estará adaptado a pessoas com mobilidade reduzida, de acordo com a organização.
No dia seguinte, está previsto o painel “Biodiversidade: do valor intrínseco à enorme oportunidade económica”. Terá lugar às 15h30 e será moderado por João Soutinho, Presidente e Co-fundador da VERDE. Este painel enfatizará a importância da biodiversidade na adaptação climática e resiliência económica, destacando o valor económico dos serviços de ecossistemas e sublinhando a necessidade de parcerias eficazes para a valorização do capital natural.
A Cidade do Zero teve a sua primeira edição no Pavilhão do Conhecimento, em Julho de 2022. A segunda edição da iniciativa aconteceu em setembro de 2023, no Centro Cultural de Belém.
Leia também: