A Opel revelou o novo Opel Grandland, o SUV topo de gama do fabricante alemão, que apresenta uma autonomia de até 700 km no ciclo WLTP.

O SUV, que mede 4,64 metros de comprimento, recorre à plataforma STLA Medium (a mesma do Peugeot 3008), do Grupo Stellantis, a qual foi especialmente concebida para veículos elétricos a bateria e que está a ser utilizada pela primeira vez num Opel com o novo Grandland.

A arquitetura pode integrar um conjunto de baterias plano com uma capacidade de até 98 kWh. Desta forma, o novo Grandland Electric poderá, no futuro, percorrer até quase 700 quilómetros sem emissões locais e sem parar para carregar (WLTP).

A marca ainda não adianta muitas informações, destacando sobretudo o facto de o design e da construção do modelo ir ao encontro de uma preocupação com a sustentabilidade de que é exemplo a utilização de materiais reciclados no interior e a ausência de elementos cromados na carroçaria.

A iluminação utiliza apenas faróis LED economizadores de energia, incluindo a luz adaptativa Intelli-Lux HD.

O SUV vai chegar até ao final do ano ao mercado.

A secção traseira do Grandland quis combinar estilo com conservação de recursos. Pela primeira vez, os clientes podem apreciar uma inscrição Opel iluminada, enquanto o nome do modelo Grandland já não aparece em letras cromadas, mas sim gravado no centro da porta da bagageira, dispensando, assim, as aplicações cromadas no design da carroçaria.

O tecido dos bancos é feito de materiais com um conteúdo reciclado. Isto aplica-se também aos painéis das portas, ao painel de instrumentos e à consola central. Três acabamentos também serão vegan e o acabamento em Alcantara será feito com base em 50% de materiais reciclados, segundo informa a marca.

O Grandland é também feito de alumínio reciclado, bem como de aço com conteúdo reciclado. “Além disso, o Grandland contém mais de 40 peças de polímero que consistem em até 80% de materiais “verdes”. No total, mais de 500 quilogramas do peso do Grandland são compostos por matérias-primas recicladas e renováveis”, declara o construtor.

Em termos de propostas de motorização elétrica, ao longo do ciclo de vida do modelo, o Grandland terá tração dianteira (motor com 157 kW/213 cv, com uma bateria de 73 kWh; e outra versão com motor com 170 kW/231 cv, com uma bateria de 98 kWh) e tração integral (com um motor à frente de 80 kW/109 cv e outro atrás de 157 kW/213 cv, com uma potência total combinada de 237 kW/322 cv).

A sua arquitetura de 400V permite carregamentos rápidos até 160 kW e um tempo de carga de 0 até 80% em 26 minutos.

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