O Audi RS e-tron GT Performance é o primeiro modelo RS Performance totalmente elétrico da marca alemã.
Para além de um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo dianteiro, com um eixo de transmissão reforçado e uma potência de 252 kW (342 cv), o Gran Turismo elétrico também apresenta um PSM recentemente desenvolvido no eixo traseiro, com uma potência de 415 kW (564 cv). A maior densidade de cobre no enrolamento especial em gancho do estator dos motores elétricos maximiza a condução da corrente. Além disso, o rotor do motor elétrico traseiro é mais compacto e leve. No total, a Audi reduziu o peso do motor elétrico no eixo traseiro em 10 kg. Ambos os motores elétricos têm ainda reservas de potência para situações de condução dinâmica. O Launch Control pode utilizar brevemente os recursos da bateria de alta tensão (HV) e dos motores elétricos para alcançar uma potência de até 680 kW (925 cv).
O eixo dianteiro dispõe ainda de um novo componente eletrónico de potência com um inversor de impulsos aperfeiçoado, que permite correntes de descarga mais elevadas, até 600 amperes — mais 300 amperes do que nas outras variantes, o Audi S e-tron GT e o Audi RS e-tron GT. O eixo traseiro também opera a 600 amperes. A Audi aumentou a recuperação da travagem para 400 kW.
O valor máximo de desaceleração é de 4,5 m/s². Até este valor, o carro confia exclusivamente na recuperação de energia. A recuperação durante a desaceleração foi aumentada para 0,6 m/s² e 1,3 m/s² (anteriormente 0,3 e 0,6 m/s²).
Gestão térmica adaptada para uma potência extra estável
Um dos objetivos de desenvolvimento para o modelo de performance foi alcançar uma elevada eficiência em todas as faixas de carga e garantir a disponibilidade de potência repetida. Assim, é possível haver uma maior previsibilidade e uma performance superior. A gestão térmica adaptada e a interconexão inteligente dos quatro circuitos de refrigeração desempenham um papel essencial — especialmente no modo de performance RS, uma característica exclusiva do modelo topo de gama. Quando é utilizada uma potência aumentada, o sistema de gestão térmica ativa o circuito de ar condicionado para garantir que a bateria de alta tensão (HV) seja suficientemente arrefecida. O circuito de refrigeração adaptado regula a temperatura do interior do veículo enquanto simultanea e ativamente baixa a temperatura nos circuitos de refrigeração da bateria HV e dos dois motores elétricos do RS e-tron GT Performance. O arrefecimento dos motores elétricos, a climatização do interior e a gestão da bateria HV podem agora ser controlados de forma quase independente uns dos outros. A Audi fez alterações nas bombas e válvulas para otimizar o desempenho do sistema de gestão térmica.
A nova composição química das células também contribui para o aumento da potência do RS e-tron GT Performance, com um rácio de mistura ajustado de níquel, cobalto e manganês, e uma capacidade bruta de armazenamento de 105 kWh (97 kWh líquidos). O que resulta numa maior capacidade energética e em correntes de carga e de condução mais elevadas em comparação com o modelo anterior. As correntes máximas de carga foram aumentadas para 400 amperes. Quando o Launch Control está ativado, é possível que a corrente atinja até 1.100 amperes.
Isso também se aplica quando se utiliza a nova função push-to-pass no RS e-tron GT Performance, que oferece um aumento de 70 kW na potência a velocidades superiores a 30 km/h durante até dez segundos, conforme indicado por um cronómetro no cockpit virtual.
Quando o condutor ativa o push-to-pass, a bateria utiliza o mesmo mapa que usa para o Launch Control. Simultaneamente, os componentes de propulsão mudam automaticamente para o modo dinâmico do Audi drive select. Após um mínimo de dez segundos de regeneração, a função pode ser ativada novamente. Uma nova placa de arrefecimento com arquitetura U-Flow assegura uma transferência homogénea de calor e frio. As células mais quentes na bateria HV limitam sempre a corrente de carregamento
Por seu lado, a potência máxima de carregamento foi aumentada em 50 kW, até um total de 320 kW. Desta forma, permite que a bateria HV do veículo carregue de 10 a 80% em apenas 18 minutos numa estação de carregamento de alta potência (HPC) sob condições ideais.
Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS individualmente configuráveis
A suspensão pneumática, que utiliza tecnologia de 2 câmaras/2 válvulas e foi recentemente desenvolvida, vem de série. Esta oferece vantagens relativamente à dinâmica de condução sem comprometer o conforto. Pela primeira vez, um sistema de suspensão ativa inovador e seletivo por roda está disponível como opção. “O nosso objetivo era aumentar de forma significativa a distinção entre conforto e dinâmica de condução, tornando essa diferença mais evidente”, explica Carsten Jablonowski, Engenheiro Chefe da Equipa de Desenvolvimento das Características de Condução da Audi. “De acordo com a filosofia da Audi, o modo de conforto realça o conceito de Gran Turismo. Por outro lado, a capacidade de controlar ativamente os movimentos da carroçaria proporciona uma dinâmica de condução aprimorada, que o condutor pode sentir graças ao sistema de direção, agora ainda mais otimizado. Desta forma, conseguimos oferecer uma condução confortável e, simultaneamente, uma dinâmica altamente controlável através da direção de precisão elevada”, acrescenta Jablonowski.
O sistema de gestão dinâmica Audi drive select permite ao condutor controlar o caráter do veículo como já é habitual. Dispõe de três perfis: eficiência, conforto e dinâmica. Além disso, existem dois modos específicos RS, RS1 e RS2, que são configuráveis individualmente, permitindo ao condutor ajustar a condução, a suspensão, a altura da carroçaria e o som. Estes modos podem ser ajustados diretamente no comando de controlo à direita dos dois botões vermelhos no volante, que é plano na parte superior e inferior.
Como uma característica exclusiva, o RS e-tron GT Performance dispõe do modo RS Performance, concebido para a configuração ideal em circuitos exigentes e em caminhos de montanha sinuosos. As forças verticais nas rodas foram melhoradas para proporcionar a melhor dinâmica neste modo. Estas características especiais permitem um perfeito controlo do binário de propulsão nos limites de aderência.
O modo Performance também ajusta as características do controlo de deslizamento, vectorização de binário, afinação da suspensão, aerodinâmica e estratégia de arrefecimento. Neste modo, o carro utiliza a mesma estratégia de mudança de velocidades que no modo Dinâmico, o que significa que o RS e-tron GT Performance mantém a primeira marcha da caixa de duas velocidades o máximo de tempo possível para tornar a aceleração mais dinâmica.
No RS e-tron GT Performance, o condutor pode ajustar o som do veículo – desde a tranquilidade de um sistema elétrico até uma experiência sonora mais envolvente.
No porta-bagagens, encontram-se duas unidades de controlo e amplificadores que geram sons distintos para o exterior e para o interior, emitidos através de dois altifalantes – um para fora e outro para dentro do veículo.
O som digital é baseado em dados como a velocidade dos motores elétricos, a posição do pedal do acelerador, a velocidade do veículo e outros parâmetros. O resultado é um som sintético derivado de 32 fontes individuais – que vão desde gravações reais até áudio sintetizado editado – proporcionando uma representação autêntica e altamente detalhada do funcionamento do sistema de propulsão.
Disponível para encomenda
O valor de comercialização estimado do RS e-tron GT Performance começa nos 166.163 euros. O S e-tron GT tem preços estimados a partir de 130.668 euros, enquanto o RS e-tron GT inicia-se nos 152.925 euros.