SUV de 7 lugares, o novo Peugeot 5008 é o primeiro modelo a beneficiar da configuração estendida da plataforma STLA-Medium da Stellantis, e chega este mês a Portugal, numa gama que tem uma proposta 100% elétricas, o e-5008.

Nas versões elétricas a bateria, o novo e-5008 apresenta-se de início com 502 km de autonomia e no início de 2025 chegarão mais versões BEV, incluindo uma versão com autonomia para 668 km (ciclo combinado WLTP).

A versão com autonomia elétrica de 502 km corresponde à variante com 157 kW/210 cv e com bateria de 73 kW. A opção até 668 km de autonomia é a que tem por base o motor de 157 kW/230 cv e uma bateria de 96,9 kW, a lançar em 2025.

Até ao final do ano chegará ainda um Plug-In Hybrid, com autonomia elétrica de 82 km (ciclo combinado WLTP).

A segunda geração do grupo propulsor híbrido plug-in desenvolve uma potência combinada de 195 cv e binário de 350 Nm. Dotado de uma nova bateria, garante uma autonomia em modo 100% elétrico até aos 82 km (ciclo combinado WLTP). Combina um motor 1.6 PureTech com uma potência de 150 cv (110 kW) e um binário de 300 Nm às 2.000 rpm. O motor elétrico tem uma potência de 92 kW (125 cv) e um binário de 118 Nm. Esta variante dispõe de uma caixa de velocidades automática e-DCS7 (Dual Clutch System), eletrificada de dupla embraiagem, de 7 relações, especialmente concebida para sistemas híbridos. A bateria de iões de lítio tem uma capacidade bruta de 21 kW (capacidade útil de 17,8 kW). O carregador embarcado monofásico é de 3,7 kW disponível de série, ou de 7,4 kW em opção. 

O modelo conta com um carregador embarcado trifásico de 11 kW, de série. Com carregamento de 160 kW em corrente contínua, é possível passar de 20% a 80% de carga em 30 minutos num posto de carregamento público.

À semelhança de outros modelos de passageiros 100% elétricos da marca (Peugeot e-208, e-2008, e-308, e-308 SW, e-3008), o novo Peugeot e-5008 beneficia da garantia Allure Care, até 8 anos ou 160.000 km, cobertura que abrange a totalidade do veículo (incluindo o motor elétrico, o carregador, a transmissão e os principais componentes elétricos e mecânicos).

O comprimento do SUV é de 4,79 metros, a largura é de 1,89 metros e a altura é de 1,69 metros. A plataforma alargada que dá corpo ao modelo garante-lhe uma distância entre eixos de 2,90 metros. O acesso à terceira fila é feito através do sistema “Easy Access”, beneficiando da total reclinação e deslize dos bancos da segunda fila, para a frente e em simultâneo.

Já o volume da bagageira ascende aos 259 litros (com todos os bancos em posição), aos 748 litros (em versão de 5 lugares, rebatendo-se a última fila), e chega até 1.815 litros (com o rebatimento da segunda e terceira filas).

O estilo tecnológico dos novos Peugeot 5008 e E-5008 é enaltecido pela O e-5008 recebe a nova geração do Peugeot Panoramic i-Cockpit, com ecrã panorâmico curvo de 21”. O novo sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect Advanced e os serviços conectados de última geração dão acesso a funcionalidades como a navegação conectada com EV Routing, atualizações “Over The Air”, procura de estacionamento ou acesso remoto via app MyPeugeot para, por exemplo, gestão do carregamento e do pré-condicionamento.

Também o reconhecimento de voz em linguagem natural “OK Peugeot” permite aceder às funções dos sistemas de infoentretenimento, climatização e telefone, fazendo-se a distinção entre os comandos do condutor ou do passageiro. A inteligência artificial ChatGPT também está disponível, para uma interação entre os ocupantes e o veículo.

O novo Peugeot e-5008 é propostos numa gama com dois níveis de equipamento distintos, Allure (49.150 euros) e GT (54.150 euros).

A campanha de lançamento coloca o veículo até 31 de outubro a 48.150 euros (nível Allure) e 53.150 euros (nível GT).

A marca esclarece que os clientes particulares, empresários em nome individual e empresas, em função da dimensão da frota, beneficiam, ainda, da oferta da easy Wallbox nas versões 100% elétricas e Plug-in Hybrid.

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